O que significa a palavra não há de quê?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

O “há”, além ter significado igual ao verbo existir, é utilizado também nas orações que indicam um tempo passado, podendo ser substituídas por “faz” ou “tem”. Confira alguns exemplos.

O “Haha” é voltado para conteúdos engraçados, substituindo até mesmo os antigos comentários de risos. Além de ser o botão oficial da “zoeira”, o “Haha” também pode ser usado para outras reações. Há quem o use para ser irônico, sarcástico ou demonstrar um pouco mais de simpatia que o simples “Curti”.

Como agradecer de forma elegante? Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser 'por nada' (não me agradeça por nada), 'obrigado a você (sou grato a você)', 'obrigado eu (grato fico eu)'.

As melhores frases para agradecer. Agradeço cada dissabor que tive na vida: eles tornaram minha vitória mais saborosa. Comece cada dia com um coração repleto de gratidão! Sou grato pelas noites que se tornaram dias, pelos amigos que se tornaram família e pelos desejos que se tornaram realidade.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

Conheça outras expressões equivalentes a de nada

  1. não há de quê;
  2. não seja por isso;
  3. eu que agradeço;
  4. disponha;
  5. às ordens;
  6. não tem de quê;
  7. obrigado a você.

14 sinônimos de por nada para 1 sentido da expressão por nada: Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, que nada, disponha, às ordens, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu.

Note que, enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.

Quando o verbo haver tem o significado de existir, torna-se verbo impessoal, devendo ser conjugado apenas na 3ª pessoa do singular. – Há um restaurante delicioso naquela praça. – Há pessoas demais naquela fila. Quando falamos do passado, no sentido de tem ou faz.

O “” deve ser usado quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e tem sentido de existir. Lembre-se de que “” é uma forma do verbo haver e, por isso, deve ser empregado no sentido de existir. Em caso de dúvida entre o uso de “” ou “a”, você pode observar se tem sentido de existir.

Já no português, a expressão se traduz como uma sequência de letras "k", que acabam produzindo uma onomatopeia de risada: kkkkkk. Uma maneira alternativa de rir no idioma é "rsrsrs", como uma abreviação da palavra risos.

A HAS pode ser classificada como “Ótima”, “Normal”, “Pré-hipertensão” ou “Hipertensão Arterial” nos estágios 1, 2 e 3. Veja na tabela quais os valores atualizados para cada uma delas, de acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial 2020.

Exclamação que exprime espanto, admiração ou contentamento. Origem etimológica:origem expressiva.