O que significa a palavra mutuamente excludentes?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Diz-se que dois eventos são mutuamente excludentes (ou mutuamente exclusivos) quando não podem ocorrer simultaneamente.

Se os eventos e são mutuamente exclusivos, logo , portanto: Ou seja, a probabilidade da união de eventos mutuamente exclusivos é a soma das probabilidades de cada evento! Além disso, quando dois eventos não tiverem interseção a probabilidade condicional também irá mudar.

Diz-se que eventos são (coletivamente) exaustivos se exaurem todas os possíveis resultados de um experimento.

Entretanto, eventos mutuamente exclusivos – se ocorre um, o outro não pode ocorrer – não são independentes. uma dada condição. ter ocorrido por P(AIB), que se lê: “probabilidade de A dado B”.

Conclui-se que dois eventos são ditos independentes quando a probabilidade da interseção é o produto das probabilidades. Caso contrário, A e B são ditos eventos dependentes.

Os eventos dependentes são aqueles em que a ocorrência de um evento interfere na ocorrência de outro.

Solução: perceba que a ocorrência de um evento não influencia a probabilidade de outro ocorrer, portanto são dois eventos independentes.

Os 6 principais tipos de eventos

  • Eventos sociais. Os eventos sociais têm como objetivo a comemoração de algum momento marcante. ...
  • Eventos corporativos. ...
  • Eventos religiosos. ...
  • Eventos acadêmicos e educacionais. ...
  • Eventos culturais e de entretenimento. ...
  • Eventos esportivos.

Dois eventos, A e B, são mutuamente exclusivos quando não podem ocorrer simultaneamente, isto é, quando a ocorrência de um impossibilita a ocorrência do outro. Isso significa dizer que os eventos A e B não têm elementos em comum.

Na descrição do evento, escreva um texto que desperte a atenção do público. Dê um breve contexto do seu evento online e coloque todas as informações necessárias para que o público entenda do que se trata e se sinta atraído para garantir sua participação!

Exemplo: Ao lançarmos um dado e observarmos, após a queda, sua face superior, um evento certo é que encontraremos nela um número menor que 7, logo, meu conjunto E será {1,2,3,4,5,6}, pois, ao lançar-se um dado, não existe outra opção a não ser um desses resultados, o que torna esse evento certo.

Os eventos que possuem apenas um elemento (ponto amostral) são chamados de simples. Quando o evento é igual ao espaço amostral, ele é chamado de evento certo e sua probabilidade de ocorrência é de 100%. Quando um evento é igual ao conjunto vazio, ele é chamado de evento impossível e possui 0% de chances de ocorrência.

A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 possíveis. Sendo 3 o número de resultados favoráveis e 6 o número de resultados possíveis.

O que é a Probabilidade Subjetiva? A probabilidade subjetiva é a medida da crença de uma pessoa individual de que um evento ocorrerá. Com essa visão de probabilidade, é perfeitamente sensato falar intuitivamente sobre a probabilidade do IBOVESPA subir amanhã.

Probabilidade clássica é uma parte da probabilidade que calcula analiticamente as chances de determinado fenômeno acontecer. Ela é calculada como sendo o número de vezes que um fenômeno ocorre dividido pelo número de vezes que ele poderia ocorrer. Por exemplo, para um dado, a chance de sair o número 1 é 1/6.

No lançamento de dois dados a probabilidade de obtermos soma das faces voltadas para cima igual a 6 será de aproximadamente 13,9%. Temos que o espaço amostral do dado corresponde a 6 eventos e que o espaço amostral da moeda equivale a 2 eventos. Envolvendo o dado e a moeda temos um espaço amostral de 12 eventos.

Para determinar a probabilidade de z estar entre dois valores dados, determine as áreas acumuladas para cada valor e, depois, subtraia a menor da maior. Para determinar a probabilidade de z ser inferior a dado valor, encontre a área acumulada correspondente.

Em probabilidade, dizemos que dois eventos são independentes quando o fato de saber que um evento ocorreu não altera a probabilidade do outro evento.

A probabilidade de um evento A ocorrer, dado que um outro evento B ocorreu, é chamada probabilidade condicional do evento A dado B. Por exemplo, a probabilidade de que uma pessoa venha a contrair AIDS dado que ele/ela é um usuário de drogas injetáveis é uma probabilidade condicional.