O que significa a palavra Morbius?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Morbius, o vampiro vivo, foi criado pelo escritor Roy Thomas em 1971. Originalmente introduzido como um papel de vilão nos quadrinhos do “Homem-Aranha”, o personagem cresceu e estabeleceu seu próprio espaço nos quadrinhos.

Inspirado no Drácula, o Morbius foi criado em 1971 por Roy Thomas e Gil Kane na revista The Amazing Spider-Man #101. Na época, Roy sugeriu o vilão vampiresco a Stan Lee, que disse preferir um vilão fantasiado mais tradicional.

Basilisco é um dos inimigos mais significativos de Morbius nos quadrinhos, e também um dos mais fortes. Esta figura demoníaca tem força e agilidade sobre-humanas e também uma pele grossa e quase impenetrável. Ele também tem garras e dentes afiados, para completar o combo.

Um deles pergunta quem diabos é o monstro e ele imita o companheiro de estúdio ao dizer “Eu sou Venom”, indicando saber da existência do personagem. Essa é a mesma cena que aparece em um dos trailers, mas montada de uma forma um pouco diferente, tirando a piadinha que vinha logo na sequência.

Nele, era possível ver um cartaz com o Homem-Aranha de Tobey Maguire e o Abutre vivido por Michael Keaton no MCU também aparecia, e Jared Leto, o protagonista do filme, mencionava Venom. Então, em qual universo essa história acontece? Morbius se passa no mesmo universo do Venom de Tom Hardy.

No final do filme, vemos Martine acordar… e ela mesma é uma vampira. Isso significa que ela provavelmente estará de volta em possíveis parcelas futuras, mas como ou se sua condição será diferente da de Morbius – considerando que ela foi alterada por mordida, em vez de sua cura experimental – continua a ser visto.

Michael Keaton como Adrian Toomes / Abutre: faz uma aparição nas cenas de meio-créditos reprisando seu papel no filme do MCU, Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017).

Um dos personagens mais famosos do universo do Homem-Aranha na Marvel, o Dr. Michael Morbius é um cientista que sofre de uma raríssima doença sanguínea. Na tentativa de se curar, ele acaba desenvolvendo uma forma rara de vampirisimo.

Após o experimento, ele é transformado em uma criatura pseudovampírica que ganhou fator de cura, presas afiadas e habilidades superhumanas como força e agilidade.

"Morbius" é melhor que "Venom" (2018) e muito melhor que "Venom: Tempo de Carnificina" (2021), seus dois antecessores no universo criado pelo estúdio Sony com os personagens secundários dos quadrinhos do Homem-Aranha.

Porém, Morbius tem suas próprias fraquezas. Se ele não consumir sangue suficiente, suas habilidades regenerativas falham, tornando possível feri-lo e até matá-lo. Mesmo com a capacidade de se regenerar, ele não é invulnerável e pode morrer.

Como explicado anteriormente, ele se une a Cletus Kasady por meio da corrente sanguínea do assassino, passando a viver nesta parte do corpo dele ao se fundir com ela. Desse modo, é a fusão com o sangue de seu hospedeiro que leva o personagem a ter a mesma cor dessa substância.

Venom (2018)
Por fim, de todos os filmes da Marvel em circulação, Venom pode ser o que poderia ser considerado mais próximo de Morbius em termos de atmosfera e abordagem. Ambos os filmes parecem compartilhar o mesmo estilo visual cinético, com um tom mais escuro.

Quem aparece no pós-créditos, na verdade, é Adrian Toomes – também conhecido como o Abutre de Michael Keaton.