O que significa a palavra Matriciamento?
O Ministério da Saúde conceitua: “O matriciamento ou apoio matricial é um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica” (MS, 2011).
Qual a importância do Matriciamento para o SUS?
A iniciativa do apoio matricial em saúde mental é uma maneira de atrair os usuários dos serviços de saúde para um melhor envolvimento com a equipe, a fim de estabelecer o fortalecimento de vínculos.
São exemplos de ações de apoio matricial?
São exemplos de ações de apoio matricial: discussão de casos, atendimentos compartilhados (NASF + ESF vinculada), atendimentos individuais do profissional do NASF precedida ou seguida de discussão com a ESF, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na ...
O que é apoio matricial na atenção básica?
O apoio matricial é um arranjo na organização dos serviços que complementa as equipes de referência. Já que a equipe de referência é A responsável pelos SEUS pacientes, ela geralmente não os encaminha, ela pede apoio.
Quem faz o apoio matricial?
Podem ser de coordenação conjunta (por exemplo, fisioterapeuta e técnico de enfermagem coordenando um grupo de postura corporal) ou, de coordenação do profissional do NASF ou da equipe de SF contando com a participação ocasional de outros profissionais da ABS/APS.
Quais são os obstáculos para o Matriciamento?
Na mesma referência, outrossim, foram destacados como fatores dificultadores do matriciamento conflitos interpessoais entre as equipes, problemas de comunicação e falta de tempo.
Qual é o principal instrumento do apoio matricial na atenção primária?
Interconsulta
Interconsulta é o principal instrumento do apoio matricial na atenção primária sendo, por definição, uma prática interdisciplinar para a construção do modelo integral do cuidado.
O que é Matriciamento na psicologia?
Trata-se de uma estratégia em construção, a qual requer um trabalho contínuo de afirmação de suas potencialidades em contribuir para a construção de um sistema de saúde de qualidade em sua proposta de cuidado integral a todas as pessoas, incluindo àquelas que vivenciam a experiência de sofrimento psíquico por todos os ...
Como é feito o Matriciamento?
Entre os instrumentos do processo do matriciamento estão: elaboração de PTS, interconsulta, consulta conjunta, visita domiciliar conjunta, grupos, educação permanente, abordagem familiar, entre outros.
É correto afirmar que Matriciamento e?
O matriciamento é uma estratégia que se propõe a integrar Saúde Mental e Atenção Primária em um modelo colaborativo de cuidados.
Quando solicitar apoio matricial?
Quando a equipe de referência irá solicitar? Quando houver casos em que a equipe de referência sinta a necessidade de solicitar apoio para abordar e/ou conduzir (Esclarecer um diagnóstico específico ou construir um Projeto Terapêutico Singular);
O que é Matriciamento na enfermagem?
O matriciamento busca promover a discussão e viabilizar os modos possíveis de trabalhar na perspectiva da atenção psicossocial, do cuidado no território e respeitando as diferentes dimensões da pessoa em sofrimento mental, sua família e comunidade.
Quais estratégias que a equipe de saúde mental poderá utilizar para oferecer o apoio matricial a equipe da ESF?
No caso do apoio matricial em saúde mental, as equipes do NASF devem prestar suporte aos casos de pessoas com transtorno mental, elaborar estratégias dirigidas a grupos vulneráveis para melhoria do cuidado, evitar ações que promovam a medicalização e psiquiatrização, difundir o modelo não manicomial de cuidado, ...
O que é Matriciamento escolha uma?
Resposta: o matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.
Qual o apoio matricial realizado pelo NASF?
O Apoio Matricial é a principal ferramenta tecnológica no trabalho do NASF por apresentar tanto ações assistenciais diretas quanto ações técnico-pedagógicas, como a elaboração de materiais de apoio, a discussão de casos, os atendimentos conjuntos, dentre outros.
O que é Matriciamento em nutrição e qual o seu principal propósito no âmbito da atenção básica à saúde?
MATRICIAMENTO EM NUTRIÇÃO
O propósito principal desta matriz de ações de alimentação e nutrição foi sistematizar e organizar as ações de alimentação e nutrição e do cuidado nutricional para integrarem o rol de ações de saúde desenvolvidas no âmbito da atenção básica à saúde.
Qual a diferença entre NASF e Caps?
A diferença entre o matriciamento do CAPS e o do NASF se dá, sobretudo, pelo fato de o CAPS ser um serviço especializado, enquanto o NASF é um núcleo de apoio que não se caracteriza como um serviço em local fixo.
Qual a diferença entre o NASF e ESF?
Constituído por equipes de profissionais de áreas de atuação distintas, que devem atuar em parceria com os profissionais das ESFs, o NASF é uma estratégia potente que auxilia na ampliação da abrangência e das ações das ESFs, aumentando sua resolubilidade.
Como deve ser formada a equipe de referência?
Composição das equipes de referência
A composição das equipes deve estar embasada nos conceitos de referência, de indivíduos e famílias referenciadas, bem como nos parâmetros estabelecidos para o trabalho social.