O que significa a palavra manso servil?

Perguntado por: rmarinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Manso Servil: terra dos servos, onde cultivavam seus produtos, produzindo o necessário para a sobrevivência. Em troca, eles realizavam diversas obrigações e pagavam impostos aos senhores feudais. Manso Comum: área comum a todos os grupos que incluía os pastos, as florestas e os bosques.

As terras arrendadas, ou manso servil, equivaliam às porções de terras onde habitavam os camponeses e suas famílias. Nesse local, os servos praticavam a agricultura para sua subsistência e eram obrigados a entregar grande parte da colheita para o senhor feudal, proprietário da terra.

adjetivo De temperamento fácil; sossegado, tranquilo, calmo, meigo e/ou delicado: sujeito manso.

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal. Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal.

Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos 'senhores' e viviam nas redondezas da propriedade. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.

A servidão era uma relação de trabalho no qual uma pessoa (servo) devia obrigações a outra (senhor). Essas obrigações geralmente eram pagas em forma de tributos, em troca de um pedaço de terra para produzir, proteção e segurança militar fornecidas pelos senhores feudais.

O manso comunal correspondia aos terrenos que poderiam ser usados das duas formas, pelo senhor feudal e também pelos servos. Em geral, eram florestas, pastos e bosques. Este tipo de manso era utilizado especialmente para criação de animais, colheita de frutas e outros alimentos silvestres, caça e obtenção de lenha.

1 - Domínio (Manso Senhorial)
As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eram convocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinada ao senhor feudal.

Originalmente, tinha um sentido adjetivo, denotando uma qualidade: “uma determinada pessoa é pobre”. Designava pessoas pertencentes a categorias sociais distintas, atingidas por uma carência: um homem pobre, um camponês pobre ou um clérigo pobre.

A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém. A relação estabelecida, nesse caso, era a de dependência, não de propriedade.

2 - Manso servil
Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo). Os servos não eram proprietários destas terras, mas apenas usavam e delas deveriam tirar o sustento da família e também pagar as taxas e impostos ao senhor feudal.

Humildade, segundo o dicionário Houaiss, é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”.

porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

3 dócil, calmo. 4 tranquilo, sereno, sossegado. 5 amansado, desbravado, domado, domesticado, dominado, inocente, suave, puro.