O que significa a palavra mandrágoras na Bíblia?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Mencionada na Bíblia, a mandrágora é uma planta que sempre teve conotações religiosas, sagradas ou mágicas. Para os cristãos ela era um símbolo da Fé, dado que a raiz representava Cristo e as suas flores o Espírito Santo.

Segundo o paisagista Luciano Zanardo, a planta possui características alucinógenas, analgésicas, narcóticas, sedativas e, também, purgante. "Antigamente, servia para aliviar dores, no tratamento de problemas do sistema nervoso e também no cuidado de úlceras”, conta o especialista.

Na Bíblia as mandrágoras são mencionadas exclusivamente em dois textos: Gênesis 30:14-16 e Cantares 7:13. A referência de Gênesis é certamente a mais conhecida, onde Rúben, filho de Lia com Jacó, encontrou mandrágoras no campo e as deu a sua mãe.

Na Idade Média, acreditava-se que devia ser colhida somente em noite de lua cheia e arrancada da terra por um cão preto, pois se outro animal ou pessoa o fizesse, a raiz gritaria tão alto, que provocaria a morte.

Significado de Mandrágora
substantivo feminino Planta da família das solanáceas, adepta das regiões quentes, cujas raízes, tuberosas e bifurcadas, assumem a forma do corpo humano. Acreditava-se antigamente ser ela dotada de numerosas virtudes. Era muito usada pelos feiticeiros.

17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18”Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

Uma mandrágora é uma planta cuja raiz se parece com um humano. Quando madura, seu grito pode ser fatal para qualquer um que o ouça.

Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

Puxa uma mandrágora da terra, soltando um grito agudo ao redor do usuário, concedendo a chance de reduzir a INT, drenar o SP e aumentar o tempo de conjuração fixo dos oponentes.

Bingo: segundo a superstição, toda vez que uma gota do sêmen de um homem enforcado atingisse o chão, ali nasceria uma mandrágora.

“A mandrágora é uma planta perene e que tem uma grande raiz principal, bifurcada e muito ramificada e que por vezes adquire a forma humana. As folhas têm 30 centímetros e são verde-escuras, ovadas, basais e as flores são de cor amarela ou púrpura”, explicou ao Ciência 2.0.

Plante as sementes em vasos profundos ou rasos. Considere um solo um pouco arenoso ou argiloso, com um pH neutro. As mandrágoras podem ser apropriadas para jardins de pedras.

Essa comparação aconteceu através da ideia de beleza e perfeição atribuída a Jesus, sendo feita uma analogia com a rosa, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron. Uma outra versão, refere ainda que o diálogo simboliza Jesus Cristo e a sua Igreja.

A mandrágora é facilmente cultivada a partir de suas sementes. Plantar as sementes em um local ensolarado e ligeiramente úmido. A terra deve ser fértil e bem drenada. Quando as plantas atingirem cerca de cm de altura, transplantá-las para um local permanente.

Escolha um local ao ar livre com luz solar direta. Como essa planta é uma solanácea, seu habitat natural inclui jardins com muitas plantas e áreas com sombra, sendo capaz de sobreviver em áreas assim ou sem sombra alguma.

De acordo com uma antiga lenda medieval, a raiz da mandrágora seria como um pequeno homem dormindo sob a terra. Quando retirado de seu descanso, ele daria um grito tão agudo que poderia ensurdecer a alguém, enlouquecer a esta pessoa ou mesmo levá-la a morte, em alguns casos.

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, uma versão bruxa da Mandrágora aparece, nessa história, ela grita de verdade quando extraída da terra. Em O Labirinto do Fauno, a Mandrágora é utilizada para fazer com que as dores de uma gravidez de risco sejam amenizadas.

Ramá, em Benjamin, é uma antiga cidade de Israel, que ficava a cerca de 8 quilômetros ao norte de Jerusalém. Era um local cujo nome significa "altura". Localizava-se perto de Gibeão e Mispá a oeste, Gibeá ao sul e Geba a leste.

Ao examinar as escrituras naquela época, notei que havia muitos casais que enfrentaram a infertilidade: Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Jacó e Raquel, Elcana e Ana, Zacarias e Isabel.