O que significa a palavra Macapá?

Perguntado por: hbarros . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

“O nome Macapá vem do Tupi, que significa terra ou lugar de bacabas.

No século XX, em 1943, foi criado o território federal do Amapá, com administração conjunta do governo federal e do estado do Pará. Com a Constituição de 1988, esse território deixou de existir, passando ao status de unidade federativa. Com isso, no dia 1º de janeiro de 1991, foi instaurado o estado do Amapá.

O nome dado pelos empreendedores Matupá advém da língua Tupi uma palavra de origem amazônica que, em resumo, tem dois significados: Um cientifico, “Mato denso à beira dos rios e dos lagos” e outro humanizado, “Mato Abençoado por Deus”, exprimiu o padrão urbanístico a se adotar: uma cidade que respondesse as condições ...

De 1901 a 1903, é denominado de Montenegro. De 1903 a 1938 volta a receber a denominação de Amapá. Em 1938 recebe a denominação de Veiga Cabral. A partir de 1939 volta a ganhar a nomenclatura inicial de Amapá.

Segundo o historiador amapaense Edgar Rodrigues, o bairro Central é o berço da cidade, fundado em 4 de fevereiro de 1758. É a “Cidade Velha” de Macapá.

Central

O primeiro bairro da cidade foi o Central, onde se estabeleceram as primeiras famílias e surgiu o núcleo urbano, tendo Macapá criada em 4 de fevereiro de 1758.

Buritizal

Macapá, atualmente, conta com 59 bairros oficiais e cerca de seis conjuntos. Segundo dados da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a 2010, o bairro mais populoso do município é o Buritizal (Zona Sul) com 25.651 habitantes, seguido do Novo Horizonte (Zona Norte) com 24 360 moradores.

Como vimos, a região do Amapá pertencia à Espanha. Assim, os primeiros colonizadores europeus chegaram à costa amapaense em 1499, com quatro caravelas lideradas pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón. A região ficou sob o do- mínio espanhol a partir do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre Portugal e Espanha.

“Em 3 de novembro, o apagão no Amapá foi causado por um incêndio em uma subestação na capital, deixando sem energia elétrica quase o estado inteiro. Mais de 800 mil pessoas ficaram sem água encanada e sem acesso a água potável, em meio a uma pandemia.

Macapá: 6.502,12 Km² Mazagão: 13.130,98 Km² Oiapoque: 22.625,29 Km²

Getúlio Vargas

- Em 13 de setembro de 1943, o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Amapá através do Decreto-Lei n. 5.812/1943.

Porém, isto só ocorreu em 1943, quando o governo de Getúlio Vargas criou os novos territórios federais, e dentre eles o do Amapá. de Imprensa Nacional, 1949, p. 98. e representações: o Contestado Franco-Brasileiro na última década do século XIX.

1º de janeiro de 1991

A transformação do território federal em estado foi decidida pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, e em 1º de janeiro de 1991 foi instalado o estado do Amapá, com a posse dos 24 membros da primeira Assembleia Legislativa.

O prefeito da capital, Dr. Furlan e a primeira dama do município, Rayssa Furlan, acompanharam a abertura das festividades. “Este é um momento especial de devoção ao nosso santo padroeiro, santo trabalhador e da família.

Dentre as manifestações culturais, há grandes festas conhecidas por todo o Brasil, na qual podemos citar: Boi-Bumbá, Festa do Divino Espírito Santo, Círio de Nazaré e a Festa de São Thiago, onde são notáveis as participações das comunidades nestas festividades folclóricas.

Amapá

Amapá. Atualmente é o estado mais isolado do Brasil, pois ele é dividido ao oeste pelo rio jari, ao norte pelo rio Oiapoque e ao sul pelo rio Amazonas.

As principais atividades econômicas do Amapá são o extrativismo mineral e vegetal. A economia é mercada pela extração de castanha-do-pará, palmito e madeira. São abundantes as riquezas minerais, com destaque para o ouro, manganês, calim e granito. No setor agropecuário, há produção de arroz e mandioca é significativa.

Pracuúba

A menor cidade do Amapá é Pracuúba, no centro-leste do Estado, a 280 quilômetros da capital.

Conheça os 4 melhores bairros de Macapá para morar

  • Alvorada;
  • Trem;
  • Central;
  • Santa Inês.