O que significa a palavra Lodebar na Bíblia?

Perguntado por: imodesto3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Significado de lo-debar: Palavra bíblica de origem hebraica que significa " sem pasto".

De acordo com os livros de Samuel, Maquir, filho de Amiel, foi o nome de um descendente do Maquir mencionado acima, e residia em Lo-Debar. O texto afirma que lá ele cuidou de Mefibosete, filho de Jônatas, até que Davi assumiu seus cuidados, e também cuidou de Davi, quando Davi encontrou-se como um fugitivo.

Significado de mefibosete: Em hebraico: vergonha destruidora Em visão profetica: o exterminador d...

Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi, em sinal de respeito. Davi disse: Mefibosete! Às suas ordens, senhor – respondeu ele. Não fique com medo!

Quando Saul morreu, Mefibosete tinha apenas cinco anos. As notícias da morte de Saul, naturalmente, alarmaram toda a família. A cuidadora de Mefibosete se apressou em fugir para o proteger, mas o derrubou no chão, fazendo com que ele se tornasse aleijado de ambos os pés.

Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque.

Mefibosete era filho de Jônatas e neto do rei Saul, que foi levado, pela babá, para uma cidade chamada Lo Debar (não memoria), onde havia sequidão e miséria, e cujos habitantes eram todos mendigos ou doentes.

Estamos estudando o Mefibosete, filho de Jônatas. Seu primeiro nome fora meribe-baal, pela sua semelhança ao deus dos cananeus, então o nome dele foi mudado para ishboset (algo como homem de vergonha). Passou-se mais algum tempo e, aparece o nome de Mefibosete. No passar do tempo, a transcrição do nome foi alterada.

A mulher, conforme a narrativa dos escritos sagrados, que cuidava Mefibosete, era sua ama. Seu nome permaneceu no anonimato, mas nem por isso seu gesto de salvar Mefibosete, fugindo do Palácio de Saul, que anunciaram sua morte, foi pequeno. Sua ação está ao contrário de ser pequena, foi, nobre, grande, gerador de vida.

E disse Ziba ao rei: Eis que está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 5 Então o rei Davi mandou trazê-lo da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. 6 E indo Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, a Davi, se prostrou com o rosto por terra e se inclinou; e disse Davi: Mefibosete!

A história de Mefibosete na Bíblia está registrada no livro de 2 Samuel, capítulo 9. Ele era filho de Jônatas e neto de Saul, rei anterior de Israel. Quando Saul e Jônatas morreram em batalha contra os filisteus, Mefibosete, ainda criança, ficou gravemente em seus pés e ficou aleijado por consequência de uma queda.

Os complexos, feridas na alma causaram na vida de Mefibosete uma idéia de escravidão, ele perdeu a posição de príncipe, todos os bens de sua família, passando a ser escravo de seus traumas.

Contudo, o livro sagrado nos fala de dois Mefibosete. O menos conhecido é filho de Saul com a concubina Rispa, e o outro é filho de Jônatas (filho de Saul e amigo de Davi) que ficou aleijado após um acidente. Segundo as escrituras sagradas, esses dois personagens bíblicos com o mesmo nome pertenceram a casa de Saul.

1 Sam. 20:14–17.