O que significa a palavra lóbulo?

Perguntado por: omenezes3 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

1. Pequeno lobo. 2. [ Anatomia ] Parte inferior da orelha humana, de tecido mole.

O lóbulo é uma pequena porção de tecido mole que se encontra na região distal do pavilhão. O lóbulo da orelha é uma pequena proeminência, conhecida em anatomia como lobos (diminutivo "lóbulo").

O lóbulo da orelha se localiza na porção inferior da orelha. O lóbulo auricular é uma prega de pele e tecido adiposo sem tecido cartilaginoso que tem um bom suprimento de sangue4,5. Ele tem muitas terminações nervosas e em alguns indivíduos é uma área erógena.

Contribuem com o processamento de informações auditivas e a codificação da memória. Além disso, desempenham um papel importante no processamento de afeto, linguagem e percepção visual.

As denominações de lóbulo frontal, parietal, temporal e occipital, estão associadas aos ossos do crânio. É o maior dos quatro, se estende por trás da testa. Responsável pelos mais simples movimentos físicos, como também pelas funções do aprendizado, do pensamento, da memória e da fala.

Pessoa ou coisa desprezível. Etimologia (origem da palavra brocoió). Broco + coió.

Significado de Coxilhão
substantivo masculino Coxilha muito extensa.

sf. 2. Condição da pessoa que perdeu força, vigor, saúde, ou que perdeu disposição, ânimo etc.

Dor na orelha pode ser uma série de coisas, desde infecções propriamente da orelha, as chamadas otites em suas diversas formas e nos distintos segmentos (externa, média, fúngica, bacteriana), obstrução por excesso de cerúmen, impactação de corpo estranho, até quadros relacionados a estruturas circunvizinhas, cuja dor ...

A cirurgia para lóbulo da orelha
Realizada por um cirurgião plástico, o procedimento consiste em cortar um pedaço do lóbulo da orelha, usando anestesia local. Em seguida, o lobo restante é recolocado na cabeça – resultando em uma orelha menor e mais jovem. O lóbulo é, então, reparado com suturas muito pequenas.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

No lóbulo (parte mais mole da orelha) os riscos são os mesmos de colocar um brinco. Na região mais dura, o cuidado deve ser maior: uma infecção pode causar necrose – morte do tecido.

A perfuração de lóbulo auricular para a colocação de brincos possui finalidade estética, podendo ser realizada em todas as idades. Recomenda-se que o farmacêutico somente perfure o lóbulo auricular de menores de idade quando acompanhados de seu responsável legal, mediante a assinatura de um termo de consentimento.

O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos:

  • Frontal.
  • Parietal.
  • Temporal.
  • Occipital.
  • Ínsula.
  • Límbico.

O lóbulo da orelha é uma pequena proeminência, conhecida em anatomia como lobos (diminutivo "lóbulo"). Localizados cranialmente ao lóbulo encontram-se o trágus e o antitrágus, o primeiro localizado logo na abertura do meato acústico externo e o segundo, proximalmente ao lóbulo.

Giro Pós-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco pós-central. É no giro pós-central que se localiza uma das mais importantes áreas sensitivas do córtex, a área somestésica. Lóbulo Parietal Superior: localiza-se superiormente ao sulco intra-parietal.

Parte de um órgão, que está bem delimitada por sulcos ou cisuras que se dirigem da superfície para a profundidade desse órgão (cérebro, fígado, pulmão, etc.).

Os lobos cerebrais são, na verdade, divisões do córtex cerebral com base nas localizações dos principais giros e sulcos. O córtex cerebral é dividido em seis lobos: os lobos frontal, temporal, parietal, occipital, insular e límbico.