O que significa a palavra latino?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

1 Relativo ou pertencente ao Lácio. 2 Relativo ou pertencente aos latinos. 3 Escrito ou pronunciado em latim. 4 Que se refere à Igreja católica do Ocidente.

adj. Pertencente ou relativo aos povos que falam línguas derivadas do latim. Ex.: Os países latinos da América.

A América Latina ou Latinoamérica, em espanhol, corresponde aos países da América que possuem como línguas oficiais o português, o francês e o espanhol, línguas que têm origem no latim.

Latinos ou latino-americanos (em castelhano: latinoamericanos, em francês: latino-américains) são cidadãos dos países da América Latina e dependências. Os países latino-americanos são multiétnicos, pois neles vivem pessoas de diferentes origens étnicas e nacionais.

Pois o Brasil faz parte da América Latina. A América Latina engloba 20 países que falam línguas românicas, que derivam do latim, como por exemplo o Português. Por isso os Brasileiros são considerados latinos americanos também!

A própria definição do que é ser latino, por vezes, é ambígua. De maneira geral, todos os países que foram colonizados por metrópoles europeias que falavam línguas neolatinas podem ser chamados de latinos. Contudo, a nomenclatura costuma ser utilizada de maneira mais abrangente ou restritiva a depender do interlocutor.

De forma geral, os países considerados latinos são aqueles colonizados por metrópoles europeias e que falam línguas neolatinas, como o português, o espanhol e o italiano.

A língua latina é muitas vezes usada por lingüistas e cientistas. E, na verdade ainda é a língua oficial de um único país: O Vaticano, embora a forma com que a língua é falada seja muito diferente da forma antiga. Algumas pessoas também usam o latim para traduzir escritos romanos ou objetos antigos.

A Europa latina inclui principalmente a Itália, a França, Portugal, a Romênia e a Espanha, como também pequenos Estados como San Marino, o Vaticano, Andorra, a Moldávia e Mônaco.

O continente americano fica então dividido em América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá) e América Latina, que recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.

Entre 1815 e 1822, d. João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Na imensa lista de acontecimentos inusitados que povoam nossa História, existe um que se destaca. O Brasil é o único país latino-americano que, um dia, foi Europa.

"A primeira explicação é a colonização. América Latina sempre se associou à colonização espanhola, e isso já gera uma divisão com o passado português do Brasil", afirma o argentino Fernando Mourón, pesquisador do Centro de Estudo das Negociações Internacionais da USP e participante do estudo regional.

Apenas 4% dos brasileiros se definem como latino-americanos, ante uma média de 43% em outros seis países latinos (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru).

Cantores latinos clássicos para relembrar

  1. Shakira. Com certeza, a Shakira é uma das principais referências quando pensamos em cantoras latinas. ...
  2. Luis Miguel. ...
  3. Daddy Yankee. ...
  4. Ricky Martin. ...
  5. Thalía. ...
  6. Juanes.

Pode parecer uma discussão muito simples e óbvio: latino é americano e hispano. Mas segundo o dicionário da RAE – Real Academia de la Lengua Española – define latino como: adj. Diz-se de uma pessoa: de algum dos povos que falam línguas derivadas do latim.

A expressão “América Latina” é usada comumente para se referir a todos os países do continente americano com exceção de EUA e Canadá. Porém, não há nenhuma “lista” oficial de países “latino-americanos” e as diversas fontes de informação divergem um pouco quanto aos países que realmente fariam parte da América Latina.

Pode-se dizer que a característica principal do povo latino é a da pluralidade. Dessa forma, o conceito de "latinidade" se amplia, ganhando a forma do pluralismo cultural e da miscigenação.