O que significa a palavra lama Sabactani?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

De acordo com o evangelho de Marcos, Cristo professa as palavras “eloi, eloi, lamá sabactani?”, que em aramaico significa “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”. O questionamento de Cristo ecoa no vazio, segundos antes de sua morte.

46 Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?", que significa "Meu Deus!

“Está consumado.” (João 19:30)
Os acréscimos inspirados que o Profeta Joseph fez à Bíblia ensinam-nos que antes de o Filho dizer “está consumado”, Ele dirigiu-Se ao Pai. Anunciou então que a vontade do Pai tinha sido realizada. (Ver Tradução de Joseph Smith, Mateus 27:54.)

Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente aliviando assim a sensação de sede por algum tempo.

Embora os estudiosos ainda debatam a identidade do discípulo amado, se ele era o apóstolo João, então era a fonte do conteúdo do evangelho, se não o seu autor original. Por que então ele permaneceu sem nome, nunca sendo identificado diretamente como o apóstolo João?

25 E respondendo todo o povo, disse: O seu asangue seja sobre nós e sobre nossos filhos. 26 Então soltou-lhes Barrabás, e tendo mandado açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado. 27 E logo os soldados do governador, conduzindo Jesus ao aPretório, reuniram junto dele toda a bcoorte.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

Yeshuah - Salvação. Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias. Yeoshua - o Eterno salva.

Ao ter sido batizado no rio Jordão e reconhecido como o mensageiro de Javé que viera libertar o povo judeu da opressão romana (Yehoshua significa «Javé salva»), Jesus recebeu o epíteto de Mashiach («Messias»), que em hebraico quer dizer «ungido».

Yeshua Hamashia significa Jesus Cristo, o Messias. É um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

Ao lado de Jesus
Maria Madalena também acompanhou o transporte do corpo para a tumba e foi ela quem avistou, no terceiro dia, que o túmulo estava vazio. De acordo com a tradição cristã, foi Maria Madalena quem testemunhou a ressurreição e recebeu a primeira aparição de Jesus.

Gestas, o mau ladrão, foi colocado à esquerda de Cristo, e Dimas, o bom ladrão, à direita.

A Jesus Cristo deram 'vinho com fel' (Mt 27.34) – era um vinho fraco, azedo, misturado com uma droga chamada 'mirra' (Mc 15.23), empregando-se essa bebida com o fim de produzir a estupefação nos supliciados.

Gregos e romanos a utilizaram como remédio em feridas e infecções, o que já dá uma pista de seu valor terapêutico. Cristo teria ainda tido outro contato com a substância, mencionado pela Bíblia. Vinho misturado com mirra foi oferecido a ele antes da crucificação.

Eles já tinham grandes complexos de água corrente (os aquedutos) e até esgotos. O típico banheiro romano era comunitário, todos sentavam lado a lado e embaixo deles passava um canal de água corrente, usado para carregar os dejetos até rios distantes. Eram frequentados tanto por homens como por mulheres.

“Eu sou aquele que discípulo! O que ocorre é que o amor de João por Jesus era visível, claro e notório, porque João tinha um grande apego a ele. Você percebe isso quando, numa família, um dos filhos é o mais "grudado" no pai ou na mãe. Daí ser natural ele ficar conhecido como o "discípulo a quem Jesus amava".

João

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).