O que significa a palavra lábaro no hino nacional?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Lábaro: bandeira, estandarte, pavilhão, pendão, flâmula. Límpido: puro, que não está poluído. Ostentas: mostras, exibes com orgulho.

Explicação: 'Lábaro' se refere à bandeira, que possui 27 estrelas, representando as unidades federativas. Já 'verde-louro' é uma das tonalidades do verde, igual à penugem do papagaio, e 'flâmula' também significa bandeira.

Resposta: Um lábaro era um estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas. ... Deve-se ler: Brasil, o lábaro que ostentas estrelado seja símbolo de amor eterno.

3. Labafero. Grande falta de ordem; mistura de ações contraditórias; problema de difícil entendimento; confusão infernal; situação amedrontadora. Minha vida está um labafero, não sei o que fazer.

Significado de Ergues
O mesmo que: solevantas, solevas, elevas, levantas, soergues, sublevas.

A maioria dos hinos nacionais possuem o estilo musical de marchas ou música orquestrada. Atualmente, há quatro países que não possuem uma letra oficial ao seu hino nacional: a Espanha (La Marcha Real), a Bósnia e Herzegovina (Intermezzo), San Marino (Inno Nazionale della Repubblica) e Kosovo (Evropa).

[Impávido] significa sem medo, corajoso, e colosso fala do tamanho do país”. Os paulistanos misturam diversos estilos do rock na sonoridade do grupo, com grunge, punk, metal e hard rock entre os gêneros já explorados.

substantivo masculino Enfeite em forma de flor, normalmente colocado no centro do teto. [Figurado] Que possui muito valor; joia, preciosidade. Ornato de ouro ou pedras preciosas no círculo de uma coroa.

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco.

Com origem indígena, o nome vem da junção de "y" (rio) e "pyrang" (vermelho) e foi criado pelos índios Guaianazes. Hoje em dia, o nome apadrinha rios, ruas, bairros, parques e claro, o nosso Posto Completo.

Clava no Hino Nacional
De acordo com esta parte do hino, a "clava forte" é uma expressão usada para descrever uma arma contra a injustiça. Assim, se o povo brasileiro estiver perante a injustiça, ele não vai fugir, enfrentará a própria morte para lutar pelo bem da pátria.

Mostrar com alarde; exibir; alardear.

Esse trecho é uma metáfora usada para mostrar que o Brasil está eternamente muito bem localizado — entre o mar e a Cordilheira dos Andes — e coberto por riquezas naturais esplêndidas (que significam: admiráveis, únicas).

Alagoas

  • Avalie: imagine, veja só;
  • Azogado: pessoa inquieta ou ansiosa;
  • Biboca: lugar distante ou esquisito;
  • Catenga: lagartixa;
  • Chimbra: bola de gude;
  • Lomba: algo engraçado;
  • Peidado: revoltado, indignado ou satisfeito.

Phyllopezus selmae é o nome de uma espécie de lagartixa nativa das Alagoas, de acordo com pesquisa de doutorado do pesquisador Marcos Dubeux, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O bicho é conhecido apenas em algumas localidades de mata atlântica em cinco municípios da Bacia do Rio Coruripe.

Significado de madrinhando: O mesmo que servir de guia, que se tornar madrinha.

As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil. Brado é grito.

O hino, junto com o da Bósnia e Herzegovina e San Marino, são os únicos que não possuem letra. Em toda a história, existiram muitas tentativas de colocar letra no hino espanhol.

Brilhou no céu da pátria nesse instante. Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

O art. 30 da Lei nº 5.700, de 01 de setembro de 1971, estabelece que cantemos o Hino Nacional em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta, e os braços estendidos ao longo do corpo. Qualquer outra forma de saudação durante a execução - como acompanhar com palmas, assobios, dançando ou com a mão no peito - é proibida.