O que significa a palavra Kolofé?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Daí as três palavras que intitulam o texto: Trata-se de um pedido de bênção (respectivamente, motumbá para os nagôs; mukuiu para os bantos; e kolofé para os jejes), e tal gesto, aqui, representa minha gratidão pelo dom com o qual tenho sido presenteado nessas tantas “Rodas de Filosofia” que aqui invocarei.

O grupo Afoxé Motumbaxé, que em língua africana significa “afoxé” – dançando e cantando e “motumbaxé”- abençoados, foi fundado em 2009 por Fábio Eduardo, Adônis Xavier e Wilson Barbosa, três amigos preocupados em difundir a riqueza da cultura, a religião e os conhecimentos africanos deixados por seus ancestrais em ...

Para os Jeje o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Saudação no Candomblé: "Oke Aro!". Na Umbanda: "Okê Oxossi!"

religiões afro-brasileiras

A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Significado de pataco: Sinônimo de dinheiro, termo usado em terreiros de Umbanda por entidade...

Da cultura Jeje, incorporamos ao nosso idioma: “faca” (do ewe faka) e “tijolo” (do ewe tijiló). Dos Bantos temos uma infinidade de palavras, tais como: angu, bandalafumangá, batuque, muamba, mandinga, mona, muqueca, fubá, cuenda e urucubaca.

AGRADECIMENTOS (NZAMBI UA KUATESA)
Acrescento que somente por meio de Deus posso expressar minha gratidão aos que vêm a seguir.

Meus Orixás, agradeço hoje e sempre pela proteção! Eu acredito no meu Orixá. Se cheguei até aqui foi porque meu pai Ogum não desistiu de mim.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.