O que significa a palavra Jope na Bíblia?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Jope foi o porto marítimo que Salomão, e mais tarde Zorobabel, usaram quando trouxeram madeira das florestas de cedro do Líbano para a construção dos seus templos (2 Crôn. 2:16; Esd. 3:7).

Jonas vivia em Gate-Hefer (ver II Reis 14:25). Nínive era a principal cidade dos assírios, que eram inimigos dos israelitas.

Localizada a cerca de 60 quilômetros a noroeste de Jerusalém, Jope era o porto de onde a madeira e os suprimentos chegavam do Líbano para construir o primeiro templo sob o rei Salomão e o segundo templo depois que os israelitas retornaram do exílio.

Jope foi o porto marítimo que Salomão, e mais tarde Zorobabel, usaram quando trouxeram madeira das florestas de cedro do Líbano para a construção dos seus templos (2 Crôn. 2:16; Esd. 3:7). Aqui, Pedro levantou dos mortos Tabita, também conhecida como Dorcas (At.

A cidade é importante no cristianismo. No Novo Testamento (Atos 9:36-42) registra-se a obra assistencial de Tabita (Dorcas), sua morte e sua suposta ressurreição por intermédio de Pedro.

Ao ler esse texto bíblico podemos saber algumas coisas sobre Dorcas. Dorcas vivia em Jope e era uma discípula dos apóstolos do Senhor. Ela também era uma costureira.

O nome Dorcas tem origem grega e significa “gazela”. Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo a simbologia do animal - a fêmea do cervo - que simboliza a agilidade e a rapidez, de modo que, por extensão, tem o sentido de “mulher ágil”, “aquela que é rápida”.

A distância entre os dois pontos é de aproximadamente 3.778 km. Passado o período de reflexão e reconciliação com Deus, o grande peixe arremessa Jonas na costa. Este é um ponto sem referencial bíblico quanto a localização.

Jonas foi um profeta. O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles.

Eu creio que Jonas desobedeceu pois pensou: “Senhor, toda vez que anuncias julgamento, você é tomado com misericórdia. Eu sei que não julgarás Nínive, pois assim que eu profetizar, se arrependerão e você derramará a sua graça sobre eles.” Ele não tinha entendimento do temor de Deus, nem da sua natureza santa e justa.

Uma boa mulher chamada Tabita vivia na Cidade de Jopa. Ela era seguidora de Jesus Cristo, ajudava muitas pessoas e fazia muitas coisas boas. Tabita ficou muito doente e morreu. Seus amigos foram procurar Pedro e, quando ele chegou lá, pediu que os amigos de Tabita saíssem do quarto.

Tabita: Significa “gazela”, “mulher elegante e ágil”. Tem origem aramaica e chegou à língua portuguesa a partir do nome em latim Tabitha. Tabita, em aramaico significa “gazela”, um animal que se destaca pela elegância, bem como pela velocidade e que era adorado pelos egípcios.

Se pensamos que Jonas tenha sido 'vomitado' nas costas do Mediterrâneo, o ponto mais próximo até Nínive, em linha reta, não é menos do que 1000 quilômetros.

Ele está hospedado com Simão, o curtidor de couro, cuja casa fica à beira-mar. Ele nos contou como um anjo lhe aparecera em pé, no recinto de sua casa, e lhe ordenara: 'Envia homens a Jope e manda buscar Simão, também chamado Pedro.

Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer. Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: "Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída."

Com ele faziam-se roupas rústicas que as pessoas vestiam em sinal de tristeza e pesar. O que as pessoas de Nínive fizeram para se arrependerem? (Jonas 3:5, 8. Elas reconheceram que tinham agido mal, oraram a Deus e abandonaram suas maldades.)

Jonas, filho de Amitai, era de uma cidade chamada Gate-Hefer, em Zebulom, um território de Israel (ver Jonas 1:1; II Reis 14:25).