O que significa a palavra Jericó na Bíblia?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Jericó é uma antiga cidade bíblica, situada na Palestina, às margens do rio Jordão. O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado.

No contexto cristão, a queda das muralhas de Jericó após sete dias de peleja e do grito do povo, é uma referência de incentivo à persistência e união do povo. E a certeza de que o Senhor ouve e responde ao clamor dos seus.

Por que a cidade de Jericó foi destruída? Uma dúvida muito comum é sobre o porquê a cidade de Jericó foi destruída. A história conta que, depois de derrubarem ao altos e largos muros, o povo de Israel avançou pelo território, matando homens, mulheres, crianças e até animais.

reconstruiu Jericó.
Durante o reinado de Acabe, Hiel fortificou a cidade reconstruindo seus muros e portões.

Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).

Vitória israelita decisiva. Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

O objetivo de marchar ao redor dos muros de Jericó era mostrar a fidelidade de Israel a Deus por meio de um ato de adoração. As escrituras registram que “sete sacerdotes levando as sete trombetas antes que o Senhor avançasse, e a arca da aliança do Senhor os seguia” (Josué 6:8).

Rei Marek (Igor Rickli) é o soberano de Jericó.

Assim, o muro era a linha divisória e delimi- tadora para indicar pertença (verdadeiro Israel de YHWH), limites geo- gráficos e separação religiosa, cultural e étnica.

Através do mover de Deus, Josué e os israelitas atravessaram o rio Jordão em terra seca (Josué 3:15-17). Raabe foi citada no Novo Testamento como um exemplo de fé (Hebreus 11:31). Devido a sua coragem, Raabe e a sua família sobreviveram a aniquilação em Jericó (Josué 6:22-23).

2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, dei na tua mão Jericó e o seu rei, os seus valentes e valorosos. 3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando a cidade uma vez; assim fareis por seis dias.

Jesus, portanto, amaldiçoou a cidade (Mt. 11:20, 23–24). Com o passar do tempo, Cafarnaum se transformou em ruínas e permanece desabitada. Acontecimentos Importantes: Cafarnaum era conhecida como a “própria cidade” do Salvador (Mt.

Josué

Josué 6:26 NTLH
Nessa ocasião Josué amaldiçoou a cidade em nome de Deus, dizendo: — Quem tentar construir de novo esta cidade de Jericó será amaldiçoado pelo SENHOR!

Josué mata Marek com espada e Kalesi é mordida por uma de suas cobras.

Uma das mais populares diz que Bartimeu era filho de um militar que foi morto pelo Império Romano e cujo filho teve os olhos cegados como parte da pena imposta a ele. Então teria sido assim que o infeliz Bartimeu supostamente teria se transformado num mendigo nas proximidades de Jericó.

Jericó era uma das três principais coletorias de impostos da Palestina, e Zaqueu era um dos principais responsáveis por essa arrecadação. Como foi dito, a Bíblia diz que ele era um “chefe dos publicanos”. Essa designação traduz o grego architelones indica que ele era um subcontratante de outros coletores.

Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado.

Depois incendiaram a cidade inteira e tudo o que nela havia, mas entregaram a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro ao tesouro do santuário do Senhor.

Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava.

Durante seis dias eles deviam caminhar ao redor de Jericó em silencio: “Não dêem o brado de guerra, não levantem a voz, não digam palavra alguma, até ao dia em que eu lhes ordenar. Então vocês gritarão! ” (Js.