O que significa a palavra Jacú da roça?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Bobo, sem noção ou conhecimento, ignorante, tapado.

Jacu é um nome genérico, de origem no tupi 'yaku', para as espécies do gênero ‹Penelope›. Quando o zoólogo alemão Blasius Merrem propôs o nome do gênero, em 1786, não deixou claro o motivo, mas sabemos que é referente a Penélope, personagem da mitologia grega.

4 sinônimos de jacu para 1 sentido da palavra jacu: 1 brega, jeca, cafona, ridículo.

Odor. O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves.

Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas.

Djanho: geralmente é utilizado para representar descontentamento com algo ou alguém. Se você ainda não ouviu algum curitibano dizer “piá do djanho”, ainda não viu tudo nessa vida.

Diz-se quando alguém está de saída, constituindo uma maneira ofensiva de se despedir“.

Atira fácil, sem motivo, matador.

Significado de jacua: Fêmea do Jacú

O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados.

Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento.

Isso quer dizer que eu não sou muito sofisticado. Por exemplo, quando eu vou a um restaurante chique não consigo entender os nomes dos pratos refinados. E isso não é só para restaurantes… Eu sou jacu para diversos assuntos.

Desde mocinho. Eu comecei no norte do Paraná, muitos anos atrás, como caçador de jacu", disparou. A expressão irônica deixou José Leôncio encucado, e Tenório debochou ao dizer que o termo se refere a corretor de terras que visa dar golpes em pessoas desinformadas.

Kopi Luwak

O Kopi Luwak, como é chamado esse café, é produzido a partir de grãos de café extraídos das fezes de uma espécie de Gambá selvagem da região da Sumatra, que assim como o jacu, um dia já foi considerado uma praga para os produtores da região.

O par faz um ninho pequeno nos cipoais, às vezes no alto das árvores ou em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos; aproveitam também os ninhos abandonados de outras aves. Pode instalar-se sobre um galho entre gravatás cujas folhas ela pisa, obtendo assim um ninho.

Sua aparência lembra as das galinhas e dos pavões. O volume da ave pode variar, mas o peso médio para a espécie é de 1 kg ou 2 kg. O tamanho da ave, levando em consideração a ponta de seu bico até a ponta da cauda, está em torno de 68 centímetros à 73 centímetros de comprimento.