O que significa a palavra Jactancia na Bíblia?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Falsa valentia e coragem; conduta de quem faz alarde de uma coragem ou valentia que não possui. Etimologia (origem da palavra jactância). A palavra jactância deriva do latim "jactantia,ae", que significa ação de gabar, enaltecer.

Arrogância, altivez. Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?

Mais tarde, quando escreveu aos crentes de Corinto, o apóstolo dos gentios questionou: “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?” (1 Coríntios 5:6).

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

Da palavra concupiscência deriva do latim "conscupiscentia,ae", que significa cobiça por bens materiais.

A carta que o apóstolo Paulo escreve aos cristãos de Roma é um texto excepcionalmente rico de conteúdo. Com efeito, ali ele exprime a potência do Evangelho na vida de cada pessoa que o acolhe, a revolução trazida por este anúncio: o amor de Deus nos liberta!

Seu amor não tem fim e alcança o grato e o ingrato através de sua misericórdia. Quando passamos a ter consciência deste amor, tudo na vida passa ter sentido, até as tribulações, as perseguições e as lutas passam ser vistos de outra maneira. Fomos criados para engrandecer a Ele através da nossa vida.

A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los.

“Um pouco de fermento fermenta toda a massa”. Expressão proverbial para indicar o grande mal que pode causar algo aparentemente inofensivo. Assim como o fermento penetra toda a massa do pão, a maldade de uma só pessoa corrompe toda a igreja que a consente.

Não é bom esse orgulho que vocês têm. Por acaso vocês não sabem que um pouco de fermento leveda toda a massa? Joguem fora o velho fermento, para que vocês sejam nova massa, como, de fato, já são, sem fermento.

Mateus 7:7-11 ARA
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?

Tiago 4:16 TB. Agora, porém, vos jactais das vossas presunções. Toda jactância tal como esta é maligna.

7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8 Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.

Mateus 12:37 Porque pelas tuas palavras serás absolvido e pelas tuas palavras serás condenado”. O sinal da ressurreição. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

A Igreja Católica demonstrou sempre sua condenação aos chamados “prazeres da carne”, melhor dizendo “prazeres sexuais”. Nos Seminários, pelo menos nos meus tempos em que ali estive há mais de sessenta anos, era tido como pecado mortal qualquer prazer ligado ao sexo.

"Soberba" é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada.

A cobiça dos olhos é uma tentação mental, tentação que vem através do domínio da mente.

Desejo desenfreado por algo sem razão ou ilusão.

16 Digo, porém: aAndai no Espírito, e não cumprireis a bconcupiscência da carne. 17 Porque a carne acobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Porém, se sois aguiados pelo Espírito, não estais debaixo da blei.

Significado de Libertinagem
[Religião] Descrença em relação aos preceitos religiosos oficialmente regulamentados. [Por Extensão] Insubmissão; ausência de submissão ou de subordinação.