O que significa a palavra inuit?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os inuits ("o povo", na língua Inuktitut) são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia. No século XV, os inuits estabeleceram os primeiros contatos com os baleeiros franceses e pescadores de bacalhau.

Os inuits vivem no Ártico há milhares de anos e conservam grandes experiências de sobrevivência no gelo. Além disso, são caçadores de focas muito habilidosos e grandes pescadores também, o que lhes garante uma boa alimentação mesmo no rigoroso inverno do Ártico.

nativos da região da Lapônia (Suécia, Finlândia, Noruega e parte da Rússia), praticantes do nomadismo, cultura do pastoreio, vivendo também da pesca, caça e criação de renas. Aliás, responsáveis pela domesticação dos animais conhecidos por puxarem o trenó do Papai Noel.

Há um costume entre os esquimós de ceder a esposa a um visitante, a fim de protegê-lo do frio. Acreditam em seres superiores, porém não fazem orações nem oferendas.

Algumas pessoas consideram esquimó depreciativo porque é percebido popularmente como significando "comedores de carne crua" em idiomas algonquianos comuns a povos ao longo da costa atlântica. Alguns derivaram o cunho injurioso da palavra "esquimantsic", usada pelos abenakis para designar os inuítes.

- "Eskimo Kiss" é um beijo de esquimó, quando você encosta seu nariz com o nariz de outra pessoa e balança a cabeça. Tem esse nome, por ser o jeito que os esquimós beijam, já é a temperatura por lá é muito fria.

Os povos que habitam regiões árticas da Groelândia e Alasca, por exemplo, são conhecidos como esquimós, que significa “comedor de carne crua”. Esses povos também são chamados de inuítes, ou seja, um grupo indígena esquimó.

Os iglus são uma forma de construção habitacional efémera feita por inuítes, edificação mais prevalecente na região do Árctico Central, Canadá e a área de Thule da Groenlândia. Outros povos inuit tendiam a usar a neve para isolar suas casas, que foram construídas a partir de osso de baleia.

Ele é um inuíte (população indígena no Alasca, no Canadá e na Groenlândia) e fala o idioma tunumiit. Você pode não conhecer o termo inuíte, mas provavelmente já ouviu falar dos esquimós.

O idoso, na cultura dos esquimós, se vê também como uma oferenda, entregando sua vida à comunidade. O urso vai ficar forte e depois dará cria e, em algum momento, servirá de comida para a família.

inuktitut

A língua inuíte (inuktitut) é tradicionalmente falada na região do Ártico, na América do Norte e, em certa medida, na região subártica de Labrador.

Localizados em regiões extremamente frias como algumas partes árticas da Groenlândia, Alasca e Canadá, os Inuítes, também conhecidos como inuit, são uma nação indígena de esquimós.

O método mais importante, porém, é o próprio desenho da indumentária inuit. O traje tradicional das regiões árticas possui diversas aberturas com respiradouros através dos quias o ar constantemente entra e sai. Esta é uma forma por meio da qual os inuit adaptaram seu vestuário às condições ambientais.

Esta estrutura gelada era a única forma que os caçadores tinham para sobreviver aos invernos rigorosos na Sibéria, no Alasca e Canadá, no Ártico. Não usavam outro material de construção, como pedra ou madeira porque, simplesmente, não estava disponível nas redondezas!

E não há razões para recear ficar congelado durante a noite. As camas de gelo têm uma camada de isolamento proporcionada por peles de rena norueguesa e os hóspedes dormem dentro de sacos-cama concebidos para aguentar temperaturas até 35 graus negativos.