O que significa a palavra Infanto-juvenil?

Perguntado por: usalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Relativo ou destinado à infância e à juventude (ex.: literatura infanto-juvenil ). Plural: infanto-juvenis . Origem etimológica:infanto- + juvenil. Plural: infanto-juvenis .

Resposta. Teóricamente, existe. A literatura infantil, basicamente, é para crianças mais novas, de pouca idade. Já a infanto juvenil, é mais para pré-adolescentes e adolescentes.

Exprime a noção de infantil (ex.: infanto-juvenil ).

São conhecidas também como: fraldinha (7 a 9 anos), dente de leite (10 a 11 anos), pré-mirim (11 a 12 anos), mirim (12 a 13 anos), infantil (14 a 15 anos), infanto-juvenil (15 a 16 anos), juvenil (17 a 18 anos) e júnior (17 a 20 anos).

são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz.

Portanto, focalizamos o público Page 10 10 Infanto-juvenil (ou público mirim, ou simplesmente "jovens" ou "menores"), que compreende a faixa etária de 0 a 18 anos, e mais precisamente o público constituído por Crianças (0 a 12 anos) e Adolescentes (12 a 18 anos).

Recepcionam as crianças, cuidam da higiene, asseio, alimentação e controla o repouso. Auxiliam na elaboração do planejamento pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e acompanham o desenvolvimento das crianças.

24 anos

De acordo com a pesquisa feita por cientistas australianos, em vez da adolescência terminar nos 19 anos, vai dos 10 aos 24 anos. Isso porque, segundo os pesquisadores, algumas decisões que são tomadas estendem essa idade em mais cinco anos.

A literatura infantojuvenil pode apoiar o aprendizado na escola e contribuir para o desenvolvimento da postura cidadã e de valores dos alunos. Por isso, não se pode menosprezá-la, já que ela também faz parte do processo de formação de qualquer pessoa.

A literatura infantil teve origem no século XVII com Fenélon (1651-1715), com o intuito de educar moralmente as crianças. Nessa época as histórias continham informações maniqueísta que tinham como objetivo transmitir aos leitores o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

Os principais traços do leitor implícito do texto infantil são: um leitor em formação e com vivências limitadas por força da idade. Sendo assim, o texto deve ser adequado à competência linguística da criança para ler os signos, assim como às suas experiências de vida.

A forma correta da palavra é infantojuvenil, com seus componentes escritos juntos, ou seja, sem hífen. Portanto, a palavra “infanto-juvenil” está errada, de maneira que não deve ser utilizada atualmente.

Próprio de crianças: 1 infante, acriançado, imaturo, meninil, pueril.

A seguir, confira algumas dicas de como escrever histórias para esse público.

  1. Considere a idade da criança. ...
  2. Meninos e meninas. ...
  3. Seja um leitor. ...
  4. Tenha contato com as crianças. ...
  5. Faça livros diferentes dos que já existem. ...
  6. Lembre-se das coisas que você já viveu.

A literatura nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Ela nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.

Dessa forma, inferimos que a função social da literatura infantil consiste no desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças, na medida em que estimula a refletir sobre as informações, questioná-las e usá-las na resolução de problemas.

Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativa

  1. Fábula. Costumam ser histórias curtas. ...
  2. Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. ...
  3. Crônica. ...
  4. Lendas e mitos. ...
  5. Romance.

Considerando que as obras adaptadas eram de origem europeia, o primeiro registro de literatura infantil brasileira dá-se pelas mãos de Monteiro Lobato, em 1920, com a obra A menina do narizinho arrebitado (CADEMARTORI,1986).

Assim como grande parte dos gêneros literários, as produções infanto-juvenis têm como fonte as narrativas populares advindas da oralidade. Exemplo disso são as histórias coletadas da Antiguidade por La Fontaine, como é o caso das fábulas de Esopo.

8 melhores livros da literatura infantojuvenil

  • O mágico de Oz. L. ...
  • Harry Potter e a pedra filosofal. J. K. Rowling. ...
  • Extraordinário. R. J. ...
  • O gênio do crime. João Carlos Marinho. ...
  • Malala, a menina que queria ir para a escola. Adriana Carranca. ...
  • Os meninos da Rua Paulo. Ferenc Molnár. ...
  • Marcelo, marmelo, martelo. ...
  • A bolsa amarela.

Romance infanto-juvenil O gênero literário Romance infantojuvenil é dirigido particularmente ao público infantil e aos que se encontram na adolescência. O tema enfocado pelos autores desta categoria está diretamente relacionado à faixa etária do leitor.