O que significa a palavra Infanto-juvenil?
Relativo ou destinado à infância e à juventude (ex.: literatura infanto-juvenil ). Plural: infanto-juvenis . Origem etimológica:infanto- + juvenil. Plural: infanto-juvenis .
Qual a diferença de infantil para Infanto-juvenil?
Resposta. Teóricamente, existe. A literatura infantil, basicamente, é para crianças mais novas, de pouca idade. Já a infanto juvenil, é mais para pré-adolescentes e adolescentes.
O que quer dizer a palavra infanto?
Exprime a noção de infantil (ex.: infanto-juvenil ).
O que vem depois de Infanto-juvenil?
São conhecidas também como: fraldinha (7 a 9 anos), dente de leite (10 a 11 anos), pré-mirim (11 a 12 anos), mirim (12 a 13 anos), infantil (14 a 15 anos), infanto-juvenil (15 a 16 anos), juvenil (17 a 18 anos) e júnior (17 a 20 anos).
Quais as características do infanto juvenil?
são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz.
Quem é o público Infanto-juvenil?
Portanto, focalizamos o público Page 10 10 Infanto-juvenil (ou público mirim, ou simplesmente "jovens" ou "menores"), que compreende a faixa etária de 0 a 18 anos, e mais precisamente o público constituído por Crianças (0 a 12 anos) e Adolescentes (12 a 18 anos).
O que significa educador Infanto-juvenil?
Recepcionam as crianças, cuidam da higiene, asseio, alimentação e controla o repouso. Auxiliam na elaboração do planejamento pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e acompanham o desenvolvimento das crianças.
Quando é o fim da adolescência?
24 anos
De acordo com a pesquisa feita por cientistas australianos, em vez da adolescência terminar nos 19 anos, vai dos 10 aos 24 anos. Isso porque, segundo os pesquisadores, algumas decisões que são tomadas estendem essa idade em mais cinco anos.
Qual é o objetivo da literatura Infanto-juvenil?
A literatura infantojuvenil pode apoiar o aprendizado na escola e contribuir para o desenvolvimento da postura cidadã e de valores dos alunos. Por isso, não se pode menosprezá-la, já que ela também faz parte do processo de formação de qualquer pessoa.
Qual é a origem da literatura Infanto-juvenil?
A literatura infantil teve origem no século XVII com Fenélon (1651-1715), com o intuito de educar moralmente as crianças. Nessa época as histórias continham informações maniqueísta que tinham como objetivo transmitir aos leitores o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.
Como saber se um livro e Infanto-juvenil?
Os principais traços do leitor implícito do texto infantil são: um leitor em formação e com vivências limitadas por força da idade. Sendo assim, o texto deve ser adequado à competência linguística da criança para ler os signos, assim como às suas experiências de vida.
Como se escreve o nome Infanto-juvenil?
A forma correta da palavra é infantojuvenil, com seus componentes escritos juntos, ou seja, sem hífen. Portanto, a palavra “infanto-juvenil” está errada, de maneira que não deve ser utilizada atualmente.
O que pode substituir a palavra infantil?
Próprio de crianças: 1 infante, acriançado, imaturo, meninil, pueril.
Como fazer um texto Infanto-juvenil?
A seguir, confira algumas dicas de como escrever histórias para esse público.
- Considere a idade da criança. ...
- Meninos e meninas. ...
- Seja um leitor. ...
- Tenha contato com as crianças. ...
- Faça livros diferentes dos que já existem. ...
- Lembre-se das coisas que você já viveu.
O que a Bncc fala sobre literatura Infanto-juvenil?
A literatura nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Ela nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.
Qual a função social da literatura Infanto-juvenil?
Dessa forma, inferimos que a função social da literatura infantil consiste no desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças, na medida em que estimula a refletir sobre as informações, questioná-las e usá-las na resolução de problemas.
Quais os tipos de literatura infanto-juvenil?
Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativa
- Fábula. Costumam ser histórias curtas. ...
- Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. ...
- Crônica. ...
- Lendas e mitos. ...
- Romance.
Quando surgiu a literatura infantil e Infanto-juvenil no Brasil?
Considerando que as obras adaptadas eram de origem europeia, o primeiro registro de literatura infantil brasileira dá-se pelas mãos de Monteiro Lobato, em 1920, com a obra A menina do narizinho arrebitado (CADEMARTORI,1986).
Qual a linguagem do romance Infanto-juvenil?
Assim como grande parte dos gêneros literários, as produções infanto-juvenis têm como fonte as narrativas populares advindas da oralidade. Exemplo disso são as histórias coletadas da Antiguidade por La Fontaine, como é o caso das fábulas de Esopo.
Quais livros são indicados para o público Infanto-juvenil?
8 melhores livros da literatura infantojuvenil
- O mágico de Oz. L. ...
- Harry Potter e a pedra filosofal. J. K. Rowling. ...
- Extraordinário. R. J. ...
- O gênio do crime. João Carlos Marinho. ...
- Malala, a menina que queria ir para a escola. Adriana Carranca. ...
- Os meninos da Rua Paulo. Ferenc Molnár. ...
- Marcelo, marmelo, martelo. ...
- A bolsa amarela.
O que é um romance juvenil?
Romance infanto-juvenil O gênero literário Romance infantojuvenil é dirigido particularmente ao público infantil e aos que se encontram na adolescência. O tema enfocado pelos autores desta categoria está diretamente relacionado à faixa etária do leitor.