O que significa a palavra Ilê Aiyê?

Perguntado por: nmartins3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Atribui-se a ela o nome do bloco, que em língua iorubá significa “casa” (ilê) e “terra” (aiyê), evidência da proximidade do grupo com o candomblé.

Antonio Carlos dos Santos Vovô

Antonio Carlos dos Santos Vovô (Salvador, 1952) é presidente e fundador do Ilê Aiyê, uma lenda do Carnaval baiano e importante personalidade do movimento negro brasileiro.

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, completa 50 anos de história em novembro deste ano. A data será mais um marco na história de beleza, luta e resistência do bloco fundado em 1974. A celebração será levada para as ruas no Carnaval de Salvador em 2024.

Atribui-se a ela o nome do bloco, que em língua iorubá significa “casa” (ilê) e “terra” (aiyê), evidência da proximidade do grupo com o candomblé. O próprio ritmo adotado, ijexá, deriva da religião dos orixás.

Na forma mais tradicional o ilê é um salão espaçoso, que podem ser encontrados em formato de círculo, onde no centro encontramos um pilar, chamado de 'Ari Axé', nesse espaço acontece as festas públicas, onde os filhos de santo em transe com os Orixás se apresentam para toda a comunidade.

O governador Jerônimo Rodrigues participa da saída do bloco afro Ilê Aiyê, neste sábado (18), às 20h. O tradicional ritual de saída acontece na Ladeira do Curuzu, em Salvador, em uma cerimônia inter-religiosa que envolve integrantes e admiradores do bloco conhecido como o 'mais belo dos belos'.

O Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro do Carnaval do Brasil. Ele foi criado nos anos 70, em Salvador, por Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, numa época em que o acesso de pessoas negras à festa se dava apenas tocando instrumentos ou carregando alegorias.

Grupo faz da festividade um ato político ao enfrentar o racismo. Nascido em 1974 e composto por ritmistas, cantores e dançarinos negros, o Ilê Aiyê é considerado patrimônio cultural da Bahia, sendo o primeiro bloco afro do Brasil. De origem iorubá, Ilê Aiyê pode ser traduzido como "Casa de Negro".

As interessadas devem se inscrever através do site, até 14 de dezembro. As candidatas devem ter entre 18 e 30 anos, saber dançar e conhecer um pouco da trajetória do grupo, sua participação no carnaval e projetos sociais.

Como objeto de estudos foi elencado as Arquiteturas dos seguintes Blocos Afros existentes nos bairros da cidade do Salvador: no Pelourinho o Blocos Afro Olodum, Banda Didá; na Liberdade os Blocos Afro Ilê Aiyê, e Muzenza; Itapuã o Bloco Afro Malê de Balê; Periperi o Bloco Afro Araketu; e em Pirajá o Bloco Afro Cortejo ...

d) Quais premiações o bloco conquistou e quantos álbuns foram gravados? O Ilê Aiyê já foi premiado diversas vezes como melhor bloco afro do carnaval baiano, tendo uma discografia de quatro álbuns, o último lançado em 1998.

Significado de Ilê
substantivo masculino [Folclore] Casa de candomblé; terreiro de candomblé; roça de candomblé.

O nome — Ilê Axé Iyá Nassô Oká — faz referência à sua fundadora, conhecida como Iyá Nassô, alcunha que, na verdade, não é um nome próprio, mas um importante título de sacerdotisa do Império Africano de Óio.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.