O que significa a palavra houvesse?

Perguntado por: areis5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Houvesse vem do verbo haver. O mesmo que: existisse, possuísse, tivesse, acontecesse, ocorresse, reouvesse, comportasse, presenciasse, restasse.

verbo transitivo
Ter, possuir, estar na posse de.

«Mais sábados houvesse» ou «se houvesse mais sábados», tanto faz, mas sempre com o verbo haver na terceira pessoa do singular, pois este verbo, no sentido de «existir», não tem plural. Exemplos: «há casamentos»; «quando houver casamentos»; «se houvesse casamentos».

Pretérito imperfeito: houvesse, houvesses, houvesse, houvéssemos, houvésseis, houvessem. Futuro: houver, houveres, houver, houvermos, houverdes, houverem.

O certo é “houvessem ou não existido opiniões contraditórias”. É importante observar que o verbo haver está usado como auxiliar (=ter). É o mesmo que “tivessem ou não existido opiniões contraditórias”.

Ouve é uma forma do verbo ouvir e significa «escutar; prestar atenção».

2 aconteceu, ocorreu, sucedeu, passou-se, deu-se, realizou-se, foi, desenrolou-se, processou-se, efetuou-se, verificou-se.

O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal. Veja: a) Havia pássaros no céu.

Houve-se é uma forma verbal do verbo “haver-se”, dito verbo pronominal, (resulta do verbo “haver” + pronome “se”), nomeadamente a terceira pessoa do singular do perfeito do indicativo.

A forma [ocorresse]é [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de ocorrer] .

Em "Há de haver solução melhor", o verbo principal é "haver", que, por ser empregado com o sentido de "existir", é impessoal. Seu auxiliar (qualquer que seja) "assume" essa impessoalidade e não sai do singular: "Há de haver soluções melhores".

Como se Não Houvesse Amanhã

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

O mesmo que: existir, possuir, tiver, acontecer, ocorrer, reouver, comportar, presenciar, restar.

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Enquanto o verbo “haver” significa ter algo a receber, o “a ver”, por sua vez, vem de ter relação com algo.

«Houve muitas oportunidades» ou «Houveram muitas oportunidades»? A forma correta é houve . O verbo haver, no sentido de «existir; acontecer», é impessoal e, assim sendo, só se conjuga na terceira pessoa do singular.

Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.