O que significa a palavra Hipoatenuante?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

1. Hipoatenuante. Definição de diagnóstico de imagem de menor densidade, como por exemplo os tecidos. O homem foi diagnosticado com uma lesão pulmonar hipoatenuante.

A hipodensidade nas diversas áreas de tecido cerebral ocorre devido ao edema citotóxico. Esse surge devido a diminuição do fluxo sanguíneo no tecido, causada pelo derrame, fazendo com que a bomba de sódio/potássio das células tornem-se não funcionais.

Conheça os 4 sinais precoces de AVC na TC

  1. Perda da diferenciação entre a substância branca (SB) e a substância cinzenta (SC);
  2. Apagamento dos sulcos corticais;
  3. Apagamento da ínsula e fissura Sylviana;
  4. Hipodensidades focais.

Em T1, pode haver hipersinal por hemorragia recente ou componente gorduroso ou hipossinal por calcificações, necrose ou hemorragia antiga. Em T2, o hipersinal pode traduzir hemorragia antiga ou necrose e o hipossinal, hemorragia recente ou calcificação.

Os nódulos no fígado são lesões comuns, geralmente encontradas incidentalmente em exames de imagens. Na maior parte das vezes não geram sintomas e tem caráter benigno. O tipo mais comum de nódulo é o hemangioma, composto por um emaranhado de vasos sanguíneos, e que não exige tratamento na grande maioria dos casos.

A presença de imagem hipodensa parauterina direita significa que você tem uma cisto no ovário direito ou na trompa direita. Para esclarecer melhor a origem do cisto, você deve marcar uma consulta com um ginecologista para fazer exame ginecológico e ultra-sonografia ou ressonância magnética.

A tomografia é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar o câncer e outros tumores em diferentes partes do corpo. Ele identifica, ainda, o tamanho do tumor, o formato, a localização e a maneira como ele se comporta e se dissemina, o que auxilia no direcionamento dos próximos passos.

hi·po·den·si·da·de de. [ Medicina ] Termo usado para designar em imagiologia uma zona com densidade inferior à densidade média normal de uma estrutura anatómica .

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

A tomografia computadorizada é o primeiro exame solicitado para a identificação do AVC. O exame é realizado na região do crânio e, utilizando a emissão de raios-x, o aparelho transmite imagens internas da cabeça, ajudando o médico a identificar a lesão causadora do AVC.

Quais são os principais sintomas?

  1. Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  2. Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  3. Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  4. Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  5. Dor de cabeça intensa.

A maioria dos nódulos benignos, enquanto pequenos, não apresenta sintomas nem prejudicam as funções do fígado. Porém, nódulos maiores podem causar dor no abdômen, náuseas, vômitos e alterar o apetite, além do risco de sangramentos. O paciente deverá fazer o acompanhamento médico regular.

O T2* é um método não invasivo, que mede a quantidade de ferro nos diferentes órgãos. O paciente fica deitado dentro do aparelho (que parece um tubo) e, por alguns momentos, precisa prender a respiração para que as imagens sejam feitas.

O nódulo no fígado é uma lesão que pode se formar nesse órgão. Na maioria das vezes, é uma lesão benigna, sem riscos de evoluir para tumor maligno. Porém, pode precisar de tratamento de acordo com o tipo e das características dessa lesão.