O que significa a palavra hipérbato?

Perguntado por: lesteves4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Hipérbato é o nome da figura de linguagem em que ocorre a quebra da estrutura lógica do enunciado e, por isso, também é conhecido como inversão.

Para desfazer os hipérbatos, temos que colocar as frases na ordem direta, ou seja, na sequência sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial.

Muito utilizada em poesias e letras de canções, o hipérbato é responsável por atribuir uma quebra na estrutura lógica do enunciado, ou seja, realiza a inversão de posições entre termos de um discurso. Exemplos do uso de hipérbato: "Queria poder, quem sabe, digerir melhor as palavras."

O que é Hipérbole:
Hipérbole é uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, que consiste em exagerar uma ideia com finalidade expressiva. É um exagero intencional na expressão.

A hipérbole caracteriza-se pelo tom dramático da declaração, portanto é emotiva e enfática, e pelo seu caráter de distorção da realidade. O exagero é o que caracteriza a hipérbole.

Exemplos do uso de hipérbole
Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso. Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada. Eu morro de rir quando assisto a essa série! Chorei um oceano de lágrimas lendo esse livro...

Note que o "contrário" da hipérbole, é a figura de pensamento denominada eufemismo, posto que ele suaviza ou ameniza as expressões, enquanto a hipérbole as intensifica.

Hipérbole

  • Expressa o exagero nas palavras.
  • Hipérbole no Cotidiano.
  • Hipérbole em diálogos.
  • Hipérbole na Música.
  • Hipérbole na Literatura.
  • Hipérbole na Propaganda.
  • Figura de linguagem.

Hipérbato é o nome da figura de linguagem em que ocorre a quebra da estrutura lógica do enunciado e, por isso, também é conhecido como inversão.

anáfora

O que é anáfora? Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença. Por afetar a estrutura do enunciado, é classificada como figura de sintaxe (ou figura de construção).

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

A ironia é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de expressões que remetem ao oposto, de maneira proposital, do que se quis dizer. Veja o seguinte exemplo: Estou de recuperação na escola... Parabéns para mim!

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Porque usar Metáforas? A metáfora tem uma carga poética muito grande, uma vez que ela aumenta os possíveis significados das palavras e da informação que está passando. Facilitando de forma mais simples o entendimento das pessoas que recebem esta informação.

A hipérbole é uma figura de linguagem, sendo mais especificamente uma figura de pensamento. É usada quando há exagero em alguma expressão para dar ênfase a alguma característica. O exagero da hipérbole é perceptível. Por isso, a hipérbole não usa o sentido literal das palavras, e sim o sentido figurado.

A hipérbole pode ser obtida a partir da secção de um cone duplo. De forma analítica, a hipérbole é o lugar geométrico formado pelos pontos em que a diferença entre distância desse ponto a outros dois pontos conhecidos como focos é sempre constante.

Metafora e uma figura de linguagem que produz sentido figurativo por meio de comparacoes. Tambem e um recurso expressivo. Ja a hiperbole e a figura de linguagem que incide quando ha o exagero propositado em uma frase para definir algo de forma dramatica, passando uma ideia aumentada do que e a realidade.

Hipérbole no cotidiano
Estou morrendo de sono. As pessoas não morrem de sono. A expressão morrendo de sono enfatiza que se está com muito sono. Morri de rir com a história que ela me contou.

Paradoxo é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia. Trata-se figura de linguagem com conceitos amplos que abarcam diferentes áreas do conhecimento. Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.