O que significa a palavra Hajj?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O Hajj, que significa “peregrinação” em árabe, é um ritual histórico para simbolizar o desapego e arrependimento durante um periodo de reflexão. É um dos cinco pilares do Islão com o testemunho, a reza, a esmola e o ramadão. A peregrinação muçulmana passa pelas cidades de Meca, Mina, Arafat e Muzdalifah.

O Hajj, que custa pelo menos US$ 5.000 por pessoa, é uma importante fonte de receita para o maior exportador de petróleo do mundo, que está tentando diversificar sua economia. Antes da pandemia do coronavírus, ele gerava vários bilhões de dólares por ano.

Ramadão

O Ramadão é o mês sagrado do jejum e da oração na tradição muçulmana, quase dois mil milhões de pessoas irão observar o jejum este ano: O Islão, como a segunda maior religião do mundo, une cerca de 25% da população mundial.

Todos os anos o seu início cai por volta de 10 dias antes do ano anterior. Durante o Ramadã, os muçulmanos devem jejuar da Aurora ao pôr do sol. Neste período não é permitido consumir nada sólido, gasoso ou líquido – incluindo água, soro ou até mesmo fumar. No período também não é permitido ter relações sexuais.

O Hajj dura cinco dias. Começa com o ritual do “tawaf”, com os peregrinos a dar voltas ao redor da Caaba, uma grande estrutura cúbica no centro da Grande Mesquita.

Ramadã

Ramadã é o nono mês do calendário lunar islâmico e, por ser um mês sagrado, é marcado por práticas como o jejum, que se estende do nascer ao pôr do Sol. As orações são uma das práticas realizadas no Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos.

Somente Muçulmanos podem visitar as cidades sagradas de Meca e Medina atualmente.

islamismo

Os muçulmanos acreditam que três cidades são sagradas: Medina, Meca e Jerusalém. Meca possui a Caaba, uma construção sagrada — a mais importante do islamismo.

Se você está se perguntando se pode visitar Meca como turista, a resposta simples é não, a menos que você seja muçulmano. O governo da Arábia Saudita restringe a entrada em Meca apenas aos muçulmanos.

Medina é uma das mais importantes cidades no Islamismo, e seus arredores são proibidos para visitações de não muçulmanos. Meca, a cidade mais sagrada do Islã e local da peregrinação anual conhecida como Hajj, também não permite a presença de pessoas que não sejam seguidores da fé islâmica.

Para aqueles, ser um "bom" muçulmano implica realizar, sempre que possível, as cinco orações diárias e, dessa forma, "dar-se a Deus" todos os dias e não apenas ocasionalmente.

Embora seja um equívoco recorrente, muçulmanos e árabes não são sinônimos! Ser árabe significa pertencer ao grupo étnico que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, enquanto ser muçulmano significa apenas ter fé no islamismo.

Ramadã

Tem início nesta semana o mês sagrado para os muçulmanos, o Ramadã. O 9º mês do calendário islâmico é um período sagrado, em que os muçulmanos fazem orações e jejuam diariamente.

Rabat, 24 mai (EFE). - O Marrocos - assim como vários países de maioria muçulmana - vive neste mês o Ramadã, e isso faz com que tudo fique mais delicado, inclusive beijos na boca, que podem ser punidos por lei.

No entanto, a redução dos níveis de açúcar no sangue causa fraqueza e letargia. A pessoa talvez sinta dores de cabeça, tontura, náusea e mau hálito. É nessa fase que a fome fica mais intensa.

Todos os alimentos são considerados halal, exceto as carnes de porco e seus derivados; animais abatidos de forma imprópria ou mortos antes do abate; animais abatidos em nome de outros que não sejam Alá; sangue e produtos feitos com sangue; álcool e produtos que causem embriaguez ou intoxicação; e produtos contaminados ...