O que significa a palavra Gibeão?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Pessoa que habitava a antiga cidade de Gibeão; É uma palavra bíblica usada para designar os habitantes que ocupavam um lugar importante entre os povos que possuíam a terra de Canaã antes de ser conquistada pelos israelitas.

2 Então o rei chamou os gibeonitas, e lhes falou (ora, os agibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas dos remanescentes dos amorreus, e os filhos de Israel lhes tinham feito juramento, porém Saul procurou matá-los, no seu zelo à causa dos filhos de Israel e de Judá).

Gibeá era uma cidade no território da tribo israelita de Benjamim, também chamada "Gibeá de Benjamim", "Gibeá dos filhos de Benjamim" e "Gibeá de Saul".. Ficava perto da estrada principal entre Jerusalém e Ramá.

1. Gibeonita. Pessoa que habitava a antiga cidade de Gibeão; É uma palavra bíblica usada para designar os habitantes que ocupavam um lugar importante entre os povos que possuíam a terra de Canaã antes de ser conquistada pelos israelitas.

O marido de Ainoã (Francisca Queiroz) ordena o início de um massacre. Com isso, os guerreiros de Israel se veêm obrigados a seguir as ordens de Saul e massacram e expulsam os gibeonitas.

O rei Salomão foi a Gibeom para lá oferecer sacrifícios, porquanto ali se encontrava o principal lugar sagrado, e ofereceu naquele altar mil holocaustos queimados. Foi, pois, o rei a Gibeão para oferecer sacrifícios ali, porque aquele era o principal dentre os altos; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.

Sabiam que seriam os próximos a serem atacados pelo exército dos israelitas. O medo fez com que os gibeonitas desenvolvessem um plano ardiloso contra o povo de Deus. Eles se disfarçaram de embaixadores advindos de um país distante e, de modo astuto, convenceram Josué das vantagens de se fazer uma aliança com eles.

Os gibeonitas enganaram os israelitas e conseguiram uma aliança que estes, mesmo depois de descobrirem o engano, honraram (Josué 9 e 10).

Na verdade, eles moravam há uma pequena distância ao noroeste de Jerusalém. Sem consultar o Senhor, os israelitas fizeram aliança de paz com o gibeonitas e preservaram sua vida (Josué 9:14-15).

Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

Gideão, cujo nome significa “lenhador”, era filho de Joás e pertencia ao clã menos importante de sua tribo, mas pela saudação do anjo – que o chamou de “homem valente” – podemos supor que Gideão já havia provado ser um poderoso guerreiro (Juízes 6:12).

Em Oséias 6, O Senhor Deus convida seu povo a voltar-se para Ele. O profeta mostra que essa volta para Deus é o princípio da restauração. Oséias esforça a nação a conhecer e a esforçasse para conhecer ao Senhor. A promessa é de que se eles fizerem isso, Ele se voltará para eles.

O ataque aos Gibeonitas
E o povo de Israel atacou os povos de surpresa e mataram a muitos. O Senhor também enviou do céu grandes pedras de granizo que mataram mais gente do que as espadas dos israelitas. Neste dia Josué ordenou para o sol e para lua: Parem! E eles se detiveram até que Israel terminou a batalha.

Uma vez que Deus chamou a atenção de Gideão, ele lhe deu a sua primeira missão: destruir os ídolos do próprio pai e fazer um altar ao Senhor no mesmo lugar (Juízes 6:2526).