O que significa a palavra Getsêmani?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento para conseguir o suco da fruta. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras.

A palavra Getsêmani provém de dois radicais hebraicos: gath, que significa “prensa”, e shemen, que significa “óleo”, especialmente o azeite de oliva. Ali as azeitonas eram prensadas por grandes e pesadas rodas de pedra para extrair o óleo precioso delas.

O que significa Getsêmani (João 18)?
Getsêmani é o nome dado a um jardim ao leste de Jerusalém, além do Vale Cedrom e perto do Monte das Oliveiras, onde Jesus orou em agonia pouco tempo antes dEle ser preso naquele local (Mateus 26:36; Marcos 14:26, 32; Lucas 22:39).

Usada como forma de pedir que algo ou alguém permaneça longe de nós, a frase ganha um significado ainda mais forte quando reparamos na semelhança de sonoridade entre "cálice" e "cale-se". Como se suplicasse "Pai, afasta de mim esse cale-se", o sujeito lírico pede o fim da censura, essa mordaça que o silencia.

Seus espíritos se acomodaram ao que a mente lhes oferecia. Queriam repouso. Apesar da dramática situação de Jesus, em nenhum momento nos é dito que Pedro, Tiago e João se assustaram com a cena incomum, se compadeceram, inquiriram Jesus sobre o fato de estar ensanguentado. Os apóstolos dormiram.

Aos pés do Monte das Oliveiras, Jesus teria orado pouco antes de ser preso. O local, conhecido com Jardim de Getsêmani, é ocupado por oliveiras que podem ser tão antigas quanto as histórias bíblicas.

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

Este processo é lento, cerca de 15 rotações por minutos, durante um tempo que varia de 20 a 40 minutos e deste processo obtém-se um produto pouco emulsionado. O outro método de extração do azeite é o prensado e é feito através de um “frangitore a martelli”.

Equipamento presente em quase todos os tipos de indústria, a prensa é muito utilizada para cortar, dobrar e modelar materiais — tais como o metal, de maneira que ele fique comprimido, dividindo-se em blocos menores. Devido a essa versatilidade, o transporte de prensas é algo comum nas fábricas.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

Segundo a Bíblia foi neste local que Jesus ficou profundamente angustiado e o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue. Segundo a medicina esse Evento é chamado de Hematidrose ou Suar Sangue! é um fenômeno raríssimo causada por uma profunda emoção, por um grande medo.

La Jesus fez sua ultima oraçao antes de ser traudo por Judas. Dizem que Jesus orava com tanta angustia que seu suor era sangue e escorria pela pedra.

O Salvador fez uma oração para mostrar aos discípulos como deveriam orar. Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”. Depois, Jesus disse a Seus discípulos que orassem ao Pai em Seu nome.

Recebe seu nome pelas oliveiras que cobriam, antigamente, suas encostas. O Monte das Oliveiras é sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, e muitas tradições estão associadas a ele. Segundo a Bíblia, por exemplo, Jesus teria transmitido ali alguns de seus ensinamentos (Atos 1:12).

Lugar em que Jesus orou, em Jerusalém, antes de ser entregue por Judas, julgado e condenado à morte. Há referências ao lugar nos quatro Evangelhos. É a promessa do resgate do jardim perdido, devido ao pecado, para os crentes em Deus.

É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque.

Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).

“Jesus bebeu o cálice do sofrimento e da dor até o fim”, comentou o Arcebispo, lembrando que o Senhor em tudo viveu a condição humana para redimir a humanidade de seus pecados, oferecendo sua infinita misericórdia àqueles que se arrependem dos erros, se convertem e aceitam o Evangelho.