O que significa a palavra federalizar?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Tornar federal. Origem etimológica:federal + -izar.

A federalização traz um debate sobre crimes praticados por políticos, magistrados, delegados e outros agentes públicos, que se utilizam do Estado para dominar regiões inteiras e praticar a barbárie sem serem responsabilizados.

Atualmente, apenas o procurador-geral da República pode pedir, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a federalização de grave violação de direitos humanos – em direito, isso é chamado de Incidente de Deslocamento de Competência.

A federalização dos crimes contra os direitos humanos veio com a Emenda Constitucional 45/2004, amplamente conhecida como a Reforma do Poder Judiciário, é também conhecida como IDC (incidente de deslocamento de competência), e consiste na possibilidade de deslocamento de competência da Justiça comum para a Justiça ...

O que são violações de Direitos Humanos? Quando há, contudo, um desrespeito ao que está previsto no Sistema Internacional de Proteção aos Direitos Humanos, dizemos que houve violação de Direitos Humanos. Tais violações podem ser realizadas por agentes do Estado ou por civis, pessoas físicas.

A criação do incidente por emenda constitucional, inserindo na Constituição a competência da Justiça Federal para julgar as violações aos Direitos Humanos, cria as condições para que ela, Justiça Federal, seja o Juiz Natural dos delitos nesses casos.

O único legitimado para requer o incidente é o Procurador-Geral da República (apesar de haver propostas para alargar essa legitimidade) e a competência para seu julgamento é do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A competência para julgar o IDC será da Terceira Seção, órgão composto por Ministros da 5ª e da 6ª Turmas.

O incidente de deslocamento de competência, por iniciativa exclusiva do Procurador-Geral da República, de fato, permite à União a excepcional intervenção na esfera de atuação local, de uma forma menos drástica do que a intervenção prevista nos moldes do art.

Para assegurar o direito de locomoção, a legitimidade ativa para impetrar Habeas Corpus vem disciplinada pelo artigo 654, caput, do Código de Processo Penal, afirman- do que o referido remédio constitucional pode ser utilizado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público.

Os requisitos do IDC
Há, sem dúvida, o desafio de verificar em cada caso a ocorrência dos requisitos constitucionais: a grave violação de Direitos Humanos; a afronta a tratado internacional de proteção de Direitos Humanos; a ineficácia ou omissão das instituições locais.

O Federalismo é uma forma de partilhar o poder do Estado dentre vários entes num determinado território. Possui um forte componente democrático. Surgiu na experiência histórica das antigas Colônias Inglesas da América do Norte e foi adotado na primeira Constituição Brasileira da República de 1889.

República federativa ou república federal consiste em um estado que é ao mesmo tempo uma república e uma federação. Isto significa que o país em questão tem um ou uma Presidente, mas está dividido em Estados, regiões ou entidades, que possuem alguma autonomia governativa.

O caso brasileiro se caracteriza por um federalismo centrífugo devido ao contexto histórico de sua formação.

Relatório divulgado recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2016), dá conta de que, entre os direitos humanos mais violados no Brasil, estão os direitos aos reclusos, os direitos à juventude, os direitos à diferença, o direito à moradia, o direito à saúde, o direito ao trabalho e o direito ao salário ...

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

A pobreza e desigualdades globais, o conflito armado e a violência, os abusos, a discriminação, a intolerância, as torturas física ou psicológicas e a escravidão são alguns dos exemplos disso.