O que significa a palavra Expiação na Bíblia?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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A palavra expiar significa purificar, pagar pelos pecados. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos nos purificar para nos reconciliarmos com o nosso Pai Celestial. (Ver Romanos 5:10–11; 2 Néfi 25:23; Jacó 4:11.)

Então, qual foi o propósito da Expiação? Foi possibilitar que voltássemos à presença de Deus, que nos tornássemos semelhantes a Ele e que recebêssemos a plenitude da alegria. Isso se tornou possível ao superar quatro obstáculos: A morte física.

Por meio de Sua Expiação, Jesus Cristo cumpriu os propósitos de Seu Pai ao redimir-nos da morte física e espiritual, satisfazendo as exigências da justiça e nos purificando de nossos pecados pessoais sob a condição do arrependimento.

Os ritos descritos em Levítico 1–15 tinham aplicação individual, ao passo que o Dia da Expiação descrito em Levítico 16 simbolizava a expiação dos pecados de toda a nação israelita e era o dia em que toda a casa de Israel jejuava e descansava.

A Expiação possibilita que os fiéis vençam a morte e alcancem a exaltação. O plano de Deus para o homem consistia em que ele caísse.

Yom Kipur

O Yom Kipur, dia mais sagrado do ano judaico, significa “Dia da Expiação”. Ocorre no décimo dia de Tishrei, primeiro mês do ano civil e sétimo mês do ano religioso no calendário hebreu lunissolar.

O Dia da Expiação acontecia no décimo dia do sétimo mês do calendário judaico (entre setembro e outubro). Ainda hoje o Dia da Expiação é uma data sagrada para o judaísmo e é conhecida como Yom Kippur.

Segundo a nota da Bíblia Edição Pastoral, “o centro do sacrifício pelo pecado é o sangue, que é a sede da vida e tem força para perdoar o pecado (Cf Lv 17.11)”. A imolação é um talho que se faz no pescoço da vítima para retirar-lhe todo o sangue.

O perdão no Antigo Testamento aplica-se principalmente ao relacionamento entre Deus e o homem. O homem depende do seu criador, mas é separado dele pelo pecado. É por isso que as pessoas precisam do perdão de Deus, para tornar possível a reconciliação.

Origem da expressão
Para a cerimônia, eram levados dois bodes, onde um deles era sacrificado e o outro, o bode expiatório, era tocado na cabeça, pelo sacerdote, que confessava todos os pecados dos israelitas e, os enviava para o deserto, onde todos os pecados eram aniquilados.

A Redenção paga por Jesus Cristo, por meio de Seu sofrimento no Getsêmani e Sua morte na cruz, o que anula os efeitos do pecado. A Expiação de Cristo permite que todos ressuscitem.

As palavras bode expiatório fazem hoje parte da nossa linguagem comum e são aplicadas em qualquer situação em que um inocente é responsabilizado por uma culpa que não tem.

A palavra Expiação “descreve uma reconciliação daqueles que se distanciaram e refere-se à reconciliação do homem com Deus. O pecado é a causa desse distanciamento e, portanto, o propósito da Expiação é corrigir ou vencer as consequências do pecado”.

Segundo a narrativa bíblica, a arca da aliança desapareceu quando o Templo de Salomão, em Jerusalém, foi destruído pelos caldeus, liderados por Nabucodonosor, no século VI a.C. Não existem evidências materiais da arca, e acredita-se que ela tenha sido levada pelos caldeus para a Babilônia e lá desaparecido.

Yom Kipur significa o Dia do Perdão eterno, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Hosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico.

O outro bode era transformado em “bode expiatório” e, por isso, tinha a função ritual de carregar todos os pecados da comunidade. Nesse instante, um sacerdote levava as mãos até a cabeça do animal inocente para que ele carregasse simbolicamente os pecados da população.

1. Que é próprio para expiação. 2. Que serve para expiar.

Abel ofereceu como sacrifício as (primícias) do rebanho. (Moisés 5:20) A oferta de Caim era o (fruto) da terra.

5 Frutos da Redenção Outros efeitos da obra de Cristo:
1) reconciliação, comunhão e amizade com Deus; 2) renovação interior do homem novo pela participação da vida divina; 3) libertação da morte e ressurreição dos corpos.