O que significa a palavra exoesqueleto?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Exoesqueleto é uma estrutura de sustentação externa ou de revestimento, constituída por uma cutícula espessada e rígida presente em alguns animais, como insetos e crustáceos.

Os exoesqueletos são estruturas “vestíveis” que servem de suporte e ajuda aos movimentos ou para aumentar as capacidades do corpo humano. Os exoesqueletos são dispositivos que podem ajudar as pessoas ou aumentar suas capacidades físicas.

Existem dois tipos de esqueleto nos seres vivos: o endoesqueleto (é o que os vertebrados possuem, ele é revestido por tecido epitelial e possuem ossos e cartilagens) e o exoesqueleto, uma estrutura esquelética que se localiza fora do corpo do ser vivo, ou seja, é um esqueleto externo.

O exoesqueleto apresenta diversas vantagens no que diz respeito à sustentação, proteção contra perda de água e predadores e até mesmo movimentação. Entretanto, representa um grave problema quando o assunto é crescimento, por isso, ele é eliminado periodicamente para permitir que o corpo do animal cresça.

Uns têm o exoesqueleto de calcita, como caramujos, mexilhões e ostras, além de alguns tipos de corais. Mas o tipo de exoesqueleto mais comum é o dos artrópodes – grupo que inclui crustáceos, aranhas, escorpiões, centopeias e insetos.

O exoesqueleto é muito duro e resistente e protege o corpo do animal como uma armadura. Em artrópodes terrestres o exoesqueleto é coberto por uma cera impermeável que impede a desidratação, ou seja, a perda de água para o ambiente.

Além de ajudar pessoas com limitações motoras, o exoesqueleto também pode ser usado como equipamento de reabilitação na fisioterapia. O custo comercial seria por volta de R$10 mil, mas o projeto ainda precisa passar por reformulações, inclusive para tornar a movimentação mais orgânica.

A principal desvantagem é a baixa resistência a danos de impacto e a dificuldade de regeneração desse tipo de esqueleto.

Os artrópodes, como os crustáceos (camarão, siri), e os insetos (formiga, barata, besouro, mosca, abelha, grilo) possuem esqueleto de uma substância orgânica (proteica).

Endoesqueleto e exoesqueleto
Se o endoesqueleto é a sustentação do corpo através de um esqueleto interno, o exoesqueleto é justamente o contrário. O exoesqueleto é uma proteção externa do corpo encontrado nos artrópodes como aranhas, caranguejos e moscas. Muitos insetos também possuem o esqueleto externo.

O esqueleto pode ser dividido em duas partes: o esqueleto axial e o apendicular. No esqueleto axial, temos o crânio, o osso hioide, as vértebras, costelas e esterno. Já o esqueleto apendicular é formado pelos membros superiores e inferiores, incluindo-se a cintura escapular e a pélvica.

Os crustáceos são animais invertebrados que têm um exoesqueleto (esqueleto externo), na forma de uma carapaça.

Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade. O número de ossos diminui com a idade e, também, segundo critérios de contagem utilizados pelos anatomistas.”

Arthropoda

Ele pode ser encontrado em animais do filo Arthropoda, como aranhas, escorpiões e caranguejos, sendo considerado um atributo fundamental ao sucesso adaptativo destes. Vale ressaltar que a composição de cada exoesqueleto varia de animal para animal.

Resposta: Os eletrodos têm a função de ler a atividade cerebral e direcionar as instruções de movimentos para um computador. A máquina, por sua vez, utilizando um sofisticado programa, lê as informações das ondas cerebrais do paciente, transformando-as em comandos que controlam o exoesqueleto.

O endoesqueleto é o esqueleto interno dos animais vertebrados. Ele possui a importante função de dar sustentação ao corpo e fornecer proteção aos órgãos internos. Esse esqueleto interno vai ser formado principalmente por ossos e cartilagens. Também está diretamente ligado aos músculos dos animais.

As abelhas, como os demais insetos, apresentam um esqueleto externo chamado exoesqueleto. Constituído de quitina, o exoesqueleto fornece proteção para os órgãos internos e sustentação para os músculos, além de proteger o inseto contra a perda de água.

Exoesqueleto é uma estrutura de sustentação externa ou de revestimento, constituída por uma cutícula espessada e rígida presente em alguns animais, como insetos e crustáceos.

artrópodes

Os insetos, como todos os outros artrópodes, apresentam um exoesqueleto resistente, pernas articuladas e músculos desenvolvidos.