O que significa a palavra êxodo no hebraico?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

A palavra êxodo significa “saída” ou “partida”. O Livro de Êxodo nos traz um relato da libertação de Israel do cativeiro egípcio e sua preparação para herdar a terra prometida como povo do convênio do Senhor.

Em datas aproximadas, o processo que resultou no Êxodo e no Pentateuco provavelmente começou por volta de 600 a.C., quando tradições escritas e orais mais antigas foram colecionadas em livros similares aos conhecidos atualmente e a forma final foi estabelecida por volta de 400 a.C..

Tomado ao pé da letra, Shemot [nomes, em hebraico, que é a segunda palavra no início do texto] ou Êxodo, como é conhecido em muitas línguas, inicia-se com a relação dos nomes dos que desceram ao Egito e, em seguida, apresenta uma narrativa de incidentes e eventos consecutivos.

Deus pronunciou todas estas palavras: 'Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura do que existe em cima, nos céus, ou embaixo, na terra, ou do que existe na água, debaixo da terra.

Evolução dos seres; geração. Etimologia (origem da palavra gênesis). A palavra gênesis deriva do grego génesis. eos, com o sentido de "origem, criação, geração, nascimento".

verbo transitivo direto Dar estímulos, incentivos; mostrar coragem para; incentivar: o presidente exortou as forças armadas a entrarem no bairro. verbo bitransitivo Fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira; persuadir, aconselhar: exortava os alunos a pensarem de acordo com seus ideias.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Os protagonistas são, além do Senhor, Deus de Israel, sobretudo Moisés e os israelitas2. Séfora, contudo, participa de quatro micronarrativas ou cenas (Ex 2,15c-22; 4,18-20.24-26; 18,1-7).

Deus endureceu o coração do Faraó porque queria demonstrar Seu poder e fazer com que Seu nome fosse proclamado em toda a Terra. Essa resposta nós encontramos na Bíblia.

Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra. O êxodo pode ser considerado um sinônimo de emigração, pois também está relacionado com a ação de deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma localidade estrangeira.

A unidade do Pentateuco reside na sequência temática dos cincos livros, para além de se apoiar na tradição da autoria de Moisés. Estes cinco livros narram as origens do povo de Israel até ao seu estabelecimento nas terras de Canaã.

400 anos

No início de Êxodo, o povo era escravo do faraó. Há um período de 400 anos entre Gênesis e Êxodo.

De acordo com a tradição judaica e cristã, Moisés, por volta do século XV a. C., e de acordo com a Lei recebida no Sinai, escreveu os livros do Pentateuco (em hebraico Thorah, isto é, Lei), para organizar a vida religiosa e social dos Israelitas.

Onomatopeia para o som de cachorros. O gato faz miau-miau e o cachorro au-au.

Vaerá (Êxodo 6:2 – 9:35), a porção da Torá lida nesta semana, é uma parashá de peso.

Yahweh

O nome do Deus bíblico
Deus também lhe diz que deve apresentá-lo aos israelitas como YHWH (que se parece com a expressão "Eu Sou" em hebraico). Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência".

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

Significado de Levítico
adjetivo Referente aos levitas. substantivo masculino Terceiro livro do Antigo Testamento (Pentateuco) e o único formado inteiramente por leis religiosas e éticas. Seu nome origina-se da tribo levita ou de Levi, de quem descendiam os sacerdotes.

Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.

A palavra Pentateuco tem origem do grego “pentateuchos“, que significa “cinco recipientes” e, no judaísmo, esses cinco livros são conhecidos como Torah . O Pentateuco narra o princípio da revelação de Deus ao homem e a história da origem do povo de Israel.