O que significa a palavra ergonômico?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Ergonômico é o adjetivo que designa alguma coisa relacionada ou que se refere à ergonomia. A ergonomia é uma área que aborda questões sobre a vida laboral moderna, e também tem como objetivo a prevenção dos acidentes laborais e a criação de locais adequados de trabalho.

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. Este termo se originou a partir do grego ergon, que significa “trabalho”, e nomos, que quer dizer “leis ou normas”.

:: É um produto pronto para usar sem necessidade de ferramentas. :: Tem laudo ergonômico, conforme a NR17 do Ministério do Trabalho.

São 7, por exemplo, os tipos de ergonomia no trabalho, conforme ilustra o spoiler a seguir:

  • Ergonomia física;
  • Ergonomia de conscientização;
  • Ergonomia organizacional;
  • Ergonomia de correção;
  • Ergonomia participativa;
  • Ergonomia cognitiva;
  • Ergonomia de concepção.

Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

Entre esses profissionais, podemos citar vendedores, manicures, cabeleireiros, secretárias, recepcionistas, digitadores, programadores, atendentes de call-center, dentistas, carregadores, estoquistas, professores e qualquer pessoa que, por imposição profissional, fique muitas horas em uma mesma posição (sentada ou ...

Entre os agentes ergonômicos mais comuns estão: trabalho físico pesado; posturas incorretas; posições incômodas; repetitividade, monotonia; ritmo excessivo; trabalho em turnos e trabalho noturno; jornada de trabalho.

Seu objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho de forma eficiente e segura, proporcionando mais conforto.

1 fatores humanos, otimização do trabalho, trabalho humanizado.

As 4 fases da história da ergonomia

  1. Ergonomia tradicional. Teve início na Segunda Grande Guerra. ...
  2. Ergonomia do meio ambiente. Percebeu-se que as interferências no trabalho do indivíduo iam além de suas limitações físicas ou mecânicas. ...
  3. Ergonomia cognitiva. A ergonomia é uma ciência multidisciplinar. ...
  4. Macroergonomia.

Os móveis ergonômicos — uma tendência que faz bem
A ergonomia basicamente é usar a tecnologia e o design, além de outros métodos, para tornar as condições de trabalho mais confortáveis física e mentalmente e garantir a eficiência. Inclusive, existem normas de como os ambientes de trabalho devem ser em uma empresa.

Material leve e cantos arredondados, evitam acidentes; Em conformidade com a norma NR17 de ergonomia.

O apoio para pés ergonômico tem o objetivo de garantir segurança e conforto ao usuário, possibilitando um alívio ou descanso correto para os pés. É preciso que a planta dos pés esteja apoiada no piso e condicionada a altura do assento, causando um equilíbrio com o encosto.

São Paulo: Edgard Blucher., as práticas ergonômicas podem ser pensadas como atividades de diagnóstico (durante as quais são realizadas análises no sentido de compreender o trabalho), atividades de intervenção (no sentido de correção de situações já existentes) e atividades de concepção (onde são desenvolvidas novas ...

Ergonomia física: exemplos
O principal exemplo de ergonomia física é o das cadeiras utilizadas pelos colaboradores, visando a propiciar a postura correta ao trabalhar sentado. Outro, seria a análise dos movimentos feitos para levantar determinados objetos.

Há ganhos para a musculatura, tendões e articulações, prevenindo lesões, aumentando a força muscular e tornando o corpo mais resistente. Além de contribuir para a redução de erros e o aumento da produtividade, a maior atenção dedicada às tarefas alerta os funcionários para os recursos que estão sendo utilizados.