O que significa a palavra emo?

Perguntado por: lbernardes3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Emo vem do termo emotional hardcore, um estilo de música dos anos 80 pertencente ao punk rock caracterizado pela musicalidade melódica. Tem origem na palavra em inglês emotion ou emotional (emoção ou emocional). Emo é também como uma cultura alternativa, um estilo de vida, que se propagou pelo Brasil e pelo mundo.

O emo é tipicamente dramático, emotivo. Suas músicas têm uma progressão dinâmica, alternando entre passagens delicadas e agressivas. Tende a enfatizar o emocional em detrimento da diversão e da vida social. Guitarras rápidas, muito distorcidas e reminiscentes do punk são o elemento mais comum do emo.

As pessoas adeptas a este estilo preferem roupas mais escuras, especialmente nas cores preto e roxo. Já o estilo Emo é um dos mais populares que surgiu na década passada. Os emos se caracterizavam por andar de preto. Usam ainda franjas tapando os olhos, cabelos pretos com detalhes coloridos.

Eles não gostam de funk e de nenhum tipo de música que não fale de amor. Na maneira de se vestir, esses jovens costumam combinar o estilo dos punks com elementos do universo infantil.

Os emos na sociedade. Por causa de sua aparencia também costuma ser muito egnorado e evitado. Dependendo da mentalidade da sua familia também podem ser julgados, humilhados pela familia.

Normalmente os emos têm preferência musical pelo gênero pop punk e costumam ouvir músicas com som mais lento e melódico ou com um som mais pesado. Alguns exemplos das bandas preferidas são: Simple Plan, NXZero, Good Charlotte, etc. As músicas apreciadas por emos normalmente têm letras expressivas e confessionais.

O termo emo vem de emotional hardcore, pelo fato de esse tipo de rock ter uma pegada bastante melódica e letras bastante emotivas e que vão fundo nos sentimentos. Apesar disso, a popularidade do gênero só veio mesmo nos anos 2000.

Quando falamos sobre quem é considerado o fundador da Música Emo, costumam vir à tona 2 bandas: Embrace e Rites of Spring. Afinal, esses artistas são conhecidos pelo estilo “Emotional Hardcore”, que ficou conhecido como “Emo”.

2 Diz-se de ou adolescente do começo do século XXI, influenciado por aquele gênero musical; apresenta comportamento emotivo, depressivo e subserviente; traja-se, em geral, de preto, listrados e tênis; os cabelos, quase sempre, são coloridos, e trazem as franjas caídas sobre os olhos.

Deixe as madeixas bem lisinhas ou naturais, com a franja lisa. A ideia do cabelo emo é realçar o efeito das camadas, que ficam mais visíveis no cabelo liso. Se o seu é cacheado ou ondulado, passe a chapinha. Se não é muito fã dela, deixe o comprimento natural, passando-a apenas na franja.

Pessoa que possui uma capacidade artística e/ou cultural mais ampla que a normal. Conseguem perceber beleza e poesia em coisas que a maioria das pessoas acha sinistra ou soturna.

Na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência. Essa é a cor usada pelos homens de negócio, policiais e padres para refletir poder e autoridade. O preto é percebido como escuro e misterioso.

Originou-se entre o hardcore punk de Washington DC, cujas bandas pioneiras foram Rites of Spring e Embrace, parte de uma primeira cena do post-hardcore conhecida como Revolution Summer.

Ouça música. A música é muito importante para os emos, portanto, você deve conhecer as bandas certas se quiser se enturmar. O estilo surgiu como um subgênero do punk e o nome "emo" é uma abreviação de "emotive punk" ou, em português, "punk emotivo".

Inspiradas nos emos da antiga geração, as e-girls usam roupas e maquiagens escuras e ficaram populares no TikTok e no Instagram. As e-girls, ou electronic girls, vêm fazendo sucesso na Internet ao apresentarem um novo estilo visual entre as jovens.

Características: Em geral, quem gosta desses estilos de música tem gostos complexos e reflexivos, emocionalmente estáveis, abertas a novas experiências, com boas habilidades de comunicação e inteligência acima da média.

Segundo o pesquisador, o rock seguido do Heavy Metal foi o estilo apontado como preferido das pessoas mais inteligentes, e a música instrumental clássica a mais utilizada em momentos de estudo e concentração destes.

Os fãs de rock tiveram alguns traços em comum, demonstrando ser introvertidos, intuitivos e racionais. No entanto, são mais perceptivos. Eles não demostraram diferença entre serem assertivos ou turbulentos. Quem gosta de rock alternativo é mais introvertido, intuitivo, sentimental, perceptivo e turbulento.

É no contexto dos anos 2000 que o emo ganha força no Brasil muito influenciada pelas bandas em evidência nos Estados Unidos. O screamo, o pop punk, hardcore melódico e o revival acabaram aparecendo como características do que era produzido em São Paulo que passou a ganhar força principalmente no sudeste e sul do país.

Surgido em meados dos anos 80 em Washington D.C., pelas mãos de bandas como Embrace e Rites of Spring, o emo já embarcava em sua terceira ou quarta onda em seu país de origem quando finalmente deu as caras no Brasil.

Drakie, o Rei dos EMO.