O que significa à palavra Elevo meus olhos para o monte?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Isto significa que muitos pagãos ao olhar para um monte, faziam orações para os seus deuses. Sendo assim, o salmista queria demonstrar que o socorro vem somente de Deus e não de falsos deuses.

Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel (PP, 664). Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou.

“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus. “Subimos ao monte do Senhor” quando nos preparamos para entrar no templo e depois entramos nele.

Aqui o salmista nos mostra que a família só desfrutará desta felicidade, se viver no temor do Senhor. Por isso ele diz: “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!”. A promessa de Deus é que esta família, que é fiel ao Senhor não morrerá de fome, isto é, terá sempre o suficiente para viver.

O “Monte Sinai” ou “Horebe”, o “monte de Deus”, é, de fato, um lugar especial no contexto bíblico; um lugar de encontro entre o humano e o divino.

O “monte do Senhor” refere-se ao templo. Em Isaías 2:2–4, Isaías contou uma visão e fez uma profecia que seria cumprida de muitas formas.

Um monte pode representar uma barreira protetora, mas também, uma presença clara e incontestável. E entendi que assim é Deus, sempre presente ao nosso redor.

Este é um dos mais belos salmos da Bíblia, sem dúvida um salmo de fé e confiança em Deus! Provavelmente foi escrito num contexto de batalha ou em viagens e seus perigos, mas de qualquer maneira vemos que Deus é fiel e protetor, pois socorre o seu povo.

Para que serve o salmo 121? Suas palavras são indicadas para manter a confiança de que há uma força superior de proteção. A vida tem desafios, sim, mas servem para que haja amadurecimento e evolução. Manter-se em um caminho positivo, com bons sentimentos e ações, é a maneira de receber as bênçãos e cuidados de Deus.

Ele buscou o perdão divino e não ocultou seu arrependimento dos grandes homens, e nem mesmo dos súditos de seu reino. Compôs um salmo penitencial narrando seu pecado e arrependimento, salmo este que ele sabia, seria cantado pelas gerações posteriores.

Senhor, diante de tantos testemunhos, que alimentam a nossa fé, venho aqui fazer a oração das causas impossíveis porque tenho fé que o senhor é o Deus do impossível. Então eu te peço agora em nome de Jesus, faça o impossível em minha vida!

O Salmo 70 é um pedido de ajuda urgente para acalmar o coração de quem precisa, preenchendo de fé e esperança. Para a graça ser alcançada, é necessário ler com muita concentração. Além de acreditar e estar atento aos sinais e intuições. Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.

Aquele que te guarda, não dorme. - Salmos 121:3 | Salmo 121, Salmos, Palavras que edificam.

São religiosos, a maioria evangélicos, que vão ao monte para orar e louvar a Deus. A prática é antiga. Há cerca de 4.000 anos antes do nascimento de Jesus Cristo, hebreus e samaritanos se encaminhavam às montanhas em busca de um local onde pudessem ficar reclusos, segregados.

Em uma montanha da Galiléia, Jesus ensina as Beatitudes a Seus discípulos. Mateus 5:13–16. Jesus declara que Seus discípulos são “o sal da terra” e “a luz do mundo”. Mateus 5:17–48.

Monte (Montes ou do Monte) é um sobrenome toponímico ibérico e italiano, com origem no latim mons ou montis, de “monte”, “serra” ou “rochedo”.

Kirkpatrick. Uma aplicação pessoal do princípio geral de Salmo 128:1, dirigida a qualquer pai de família temente a Deus.

Os brotos (que seriam os filhos) possuem a mesma raiz e participam da produção da safra de azeitonas. Essa imagem nos faz pensar também na fé em “família”. Espiritualmente falando, os filhos podem tornar-se firmes na fé, graças às fortes raízes espirituais dos pais.