O que significa a palavra EGUM?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Na umbanda, ao invés de Orixá, ele se torna um Egum, ou seja, a “alma de um espírito falecido”. Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros.

Para aparecer, o espírito precisa de uma roupa sagrada, a Opá. Só os grandes sacerdotes podem não só invocar o morto e trazê-lo de volta, como também tecer sua roupa, temporária morada do parente morto enquanto ele está entre os vivos.

Caboclos, pretos-velhos, crianças e exus, são eguns. Também os quiumbas são eguns, tidos como negativos e atrasados na escala de evolução espiritual, que por vezes, se fazem passar por outras entidades, normalmente exus.

Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros. “Nos terreiros, esses grupos se converteram em Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Mirins, Pomba-Giras e Exus, respectivamente”.

Orixás: Os Nove Eguns.

Já o efum molhado com água pura ou com o soro do ibim é utilizado para acalmar, tranquilizar, adormecer, suavizar, abrandar, repousar, proteger. Por isso que a cabeça do iaô em reclusão deve permanecer coberta de pó de efum o Dia, e durante a noite coberta com uáji e pequenas marcas de efum.

De acordo com Cici de Oxalá 14, filha-de- santo do terreiro Ilé Axé Opo Aganju, de Lauro de Freitas, o Egum de Verger se chama Babá Efunlade e sua festa acontece anualmente, no mês de janeiro, no mesmo terreiro de Cici de Oxalá, onde o Babá Egum de Verger é cultuado.

4 dentes de alho. um pouco de leite, Folhas de menta ou hortelã. Um pouco de cominho em pó.

O contra egum somente é utilizado nos braços, o que se usa nas pernas tem outro nome, assim como o que se usa na cintura. Nas pernas usamos o chaorô (SAORÓ) que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns.

Durante o seu banho, mantenha os incensos e a vela acesos e deixe que toda a fumaça envolva o seu corpo (maneira de “queimar” os encostos). Por fim, jogue toda a água com o sal grosso dissolvido do pescoço para baixo para que caia pelo corpo todo.

Suas presença é rigorosamente controlada pelos Ojé (sacerdotes do culto) e ninguém pode se aproximar deles.

Saudação: Gbogbo Mònríwo! Egun o! Tradução: Terra, eu vos chamo!

Seguindo a explicação de Dona Domícia, o contra-egun atraiam as benção de Obaluaiê, orixá saúde e da doença, bem como fornecia proteção contra aqueles que não mais deveriam incomodar os vivos.

1. Que ou aquele que causa obsessão. 2. Importuno.

Um espírito obsessor, segundo o Espiritismo, é um espírito que se ocupa temporariamente de causar transtornos e prejudicar a vida das pessoas, desde que estas se encontrem em sintonia com o obsessor.

Quem é Exu? Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.