O que significa a palavra dominical na Bíblia?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A palavra “dominical” vem de uma palavra latim que significa “do Senhor”. Portanto, esta expressão quer dizer: “oração do Senhor”.

Oração que se liga a outra por meio de conjunção coordenativa, sem dependência hierárquica e com a mesma função ou categoria, mas não podendo geralmente ser anteposta.

A escola bíblica dominical é muito conhecida nas igrejas por ser uma fonte de educação cristã e uma das responsáveis pela formação social, moral e espiritual. Trata-se de uma importante prática para o aprendizado, pois ajuda os cristão a terem mais conhecimento sobre as escrituras e suas práticas no dia a dia.

A Escola Bíblica Dominical fundamentalmente tem o objetivo de ensinar as doutrinas bíblicas. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela é inerrante, infalível e autoritativa. Por isso as aulas da Escola Bíblica Dominical devem ser ministradas com devido conhecimento e sabedoria.

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

“Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

No Brasil, a Igreja Católica usava "dívidas" até o Concílio Vaticano 2º, quando mudou para "ofensas". Outra diferença se dá no final da oração. Os protestantes, entre eles os evangélicos, terminam com "pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre", frase que não aparece em versões católicas da Bíblia.

O próprio Apostolo Paulo nos alertou em 1Tessalonicenses: 5:17, quanto o viver no espirito de oração, quando ele diz nesse versículo: Orai sem cessar. Ou seja, estarmos orando constantemente, diariamente vivendo no espirito de oração.

Dominical: Ele consta de três partes, que correspondem a um ciclo de leituras de três anos. Isto quer dizer que a cada três anos voltam as mesmas leituras.

Sara Kalley

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras.

A Escola Bíblica Dominical (E.B.D.) é um espaço de educação comum entre os cristãos das mais variadas denominações. A igreja – preocupada com o a vida espiritual de seus membros – instituiu a E.B.D. para formação de um caráter ético, com valores morais bíblicos e orientações para uma vida e um relacionamento com Deus.

As primeiras revistas para as Escolas Dominicais nas Assembleias de Deus começaram a ser publicadas em forma de suplemento do primeiro periódico das Assembleias de Deus – jornal Boa Semente, que circulou em Belém, Pará, no início da década de 20.

O que é necessário para ser um bom professor de EBD?

  1. Ser assíduo na EBD;
  2. Ser exemplo de conduta cristã;
  3. Ter chamado para ensinar;
  4. Ser muito dedicado;
  5. Gostar de estudar.