O que significa a palavra disgrafia?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Quando a letra é ilegível e/ou a criança escreve muito devagar por uma questão motora, falamos em disgrafia. Muitas pessoas acham que se trata de 'letra feia', mas não é: se a letra for feia, mas legível, e a criança escrever rápido, tudo bem, é uma característica.

Existem dois tipos de disgrafia: motora e perceptiva. Na Disgrafia Motora a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever.

A disgrafia pode ser diagnosticada e tratada por um terapeuta ocupacional, um psicomotricista ou mesmo um fonoaudiólogo, desde que especializado na área. Caso a disgrafia seja diagnosticada, é importante realizar uma avaliação com médica para ver se existem outras questões motoras envolvidas.

Isso porque a criança ou adulto com disgrafia consegue ler e entender. A dificuldade mesmo está quando essa pessoa tenta passar tudo para um papel por meio da escrita. Sendo assim, você vai perceber também que a fala é muito presente nessas pessoas, e é necessário usar esses atributos ao seu favor.

Já a disgrafia pode ser tratada com um terapeuta ocupacional, um psicomotricista ou algum fonoaudiólogo especializado na área.

Crianças que sofrem com a disgrafia, apresentam grandes dificuldades em atividades que exijam o manejo das mãos. Como realizar cópias, ditados, pinturas e desenhos. E sua escrita é de difícil compreensão.

Podem sim existir dificuldades no grafismo ou desenho das letras (muitas vezes chamada “letra feia”), na ortografia ou ordenação correta das letras que constituem as palavras, na correção gramatical e pontuação, ou mesmo na organização e elaboração de textos.

A disgrafia é normalmente identificada quando a criança aprende a escrever. No entanto, um distúrbio da expressão escrita pode permanecer não reconhecido durante os primeiros anos escolares, à medida que a habilidade de escrita de uma criança continua a se desenvolver.

A disgrafia não é só ter uma letra ilegível, mas pode apresentar outras deficiências na escrita, como a coerência. A disgrafia é considerada um transtorno da escrita. Ela possui relação com o desenvolvimento emocional e afetivo da criança. Dessa maneira, não há relação com lesões cerebrais ou ensino falho do colégio.

Dislexia: dificuldades para ler; Disgrafia: dificuldades para escrever; Discalculia: dificuldades com matemática.

Disgrafia é uma incapacidade específica de aprendizagem caracterizada por dificuldades em escrever as letras manuscritas de forma legível e correta. Esta dificuldade pode existir, ou não, num quadro de dislexia e disortografia.

O aluno não respeita as margens ao escrever. Podem surgir problemas tanto com a margem direita como com a esquerda ou com ambas. A escrita dá a sensação geral de sujidade. O traçado é sujo, as letras estão retocadas, etc.

Disgrafia adquirida: pode ser uma consequência de alguma lesão cerebral ou por consequência da falta de qualidade no ensino da escrita. Disgrafia perceptiva: é a dificuldade que a criança tem em fazer relações dos sistemas simbólicos às grafias dos sons das palavras.

Uma das estratégias de ensino para ajudar os alunos com transtornos de aprendizagem, inclui o fornecimento de notas escritas para cada tarefa, para que o aluno com dislexia não precise fazer cópias do quadro. Os alunos com dislexia podem ter dificuldade com material impresso preto e branco.

Procure um psicólogo da linha comportamental para modelar a aprendizagem de escrever sem trauma. Será importante a avaliação com um profissional neuropsicólogo, também será importante estar atento a fala da criança.

Brincadeiras tradicionais também podem ajudar a melhorar a caligrafia das crianças. Ligar os pontos em figuras, fazer palavras cruzadas e brincar de forca são formas divertidas de manusear melhor o lápis.

Se você vive se perguntando como vencer a dificuldade de escrever, não deixe de conferir as nossas 7 dicas!

  1. Leia muito. ...
  2. Pratique a escrita criativa. ...
  3. Divida as suas ideias por partes. ...
  4. Faça um “roteiro” do seu texto. ...
  5. Pesquise sobre o assunto antes de escrever. ...
  6. Crie uma “persona” para o seu texto. ...
  7. Preze sempre pela simplicidade.

A dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia, troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente as palavras, omitindo ou trocando as letras.

- Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.

A anatomia muda o jeito de uma pessoa escrever, com a estrutura dos ossos da mão mudando como se segura a caneta, o lápis. Coordenação entre olhos e mão, memória muscular e habilidade mental influenciam a escrita também. Quando essas características físicas e mentais mudam, a letra pode mudar junto.