O que significa a palavra Deuteronômio na Bíblia?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.

DEUTERONÔMIO 2 – Deus faz uma anamnese espiritual com Seu povo. Deus relembra pedagogicamente o passado para instruir Seu amado povo a fim de, no futuro, amadurecer espiritualmente. No recordatório divino, três povos não deveriam ser subjugados: 1.

“O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” Deuteronômio 31:8.

(Ver Números 13–14.) Na época em que Moisés escreveu Deuteronômio, os filhos daqueles que tinham morrido estavam-se preparando para entrar na terra prometida. O profeta Moisés sabia que ele não entraria com eles, mas teve a oportunidade de instruir e aconselhar aquela geração de israelitas antes de partir.

Resumo: O livro do Deuteronômio sem dúvida ocupa um espaço importante entre os livros do Pentateuco, e que influenciou de maneira especial os discursos políticos durante a Idade Média. É nesse livro que a ideia de Israel e seu povo como escolhidos por Deus e a ideia de “terra prometida” aparecem com maior clareza.

DEUTERONÔMIO 1 – Pregar sermão sobre Deuteronômio significa pregar sobre a pregação de Moisés. É pregar sermão de sermão. “Este livro tem seu nome do grego Deuteronomion, que significa segunda lei, pois ele contém a repetição das leis anteriores.

Deuteronômio 27–28 relata como Moisés falou aos israelitas sobre essas mesmas bênçãos e mandamentos, porque eles eram crianças na época dos acontecimentos de Levítico 26. Dessa vez, porém, Moisés deu instruções mais detalhadas e deu uma lição prática.

A palavra Pentateuco tem origem do grego “pentateuchos“, que significa “cinco recipientes” e, no judaísmo, esses cinco livros são conhecidos como Torah . O Pentateuco narra o princípio da revelação de Deus ao homem e a história da origem do povo de Israel.

Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.

Deuteronômio 8 relata o que Moisés disse ao povo do convênio de Israel sobre as coisas que eles precisavam lembrar e a razão disso. Também lhes disse o que aconteceria se eles se esquecessem daquelas coisas.

22 Quando um homem for achado deitado com mulher acasada com marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.

“Comerás o dízimo” um estudo exegético de Deuteronômio 14:23.

Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. com a minha mão direita vitoriosa.

Deuteronômio 28:8 ARA
O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.

A sua escrita é atribuída a Moisés, portanto de 1.400 AC (Antes de Cristo) e entendida como o testamento de Moisés. O Deuteronômio nos proporciona uma releitura sobre o Deus de ontem, de hoje e de sempre.

A sua autoria tem sido tradicionalmente atribuída ao grande líder hebraico Moisés, seja por judeus seja por cristãos. Também por isso chamado de "Lei de Moisés", considera-se atualmente que o Pentateuco não pode ser obra apenas de um autor, não o sendo daquele, todavia.

Às vezes olhamos para trás e nos sentimos sós, na verdade, Deus está bem à nossa frente. Se quisermos seguir os seus passos, estaremos sempre avançando. Deus não só está conosco, como quer avancemos nas suas promessas. Não desanime, não tenha medo, o próprio Senhor ira à sua frente!

Samuel

Samuel é um dos principais candidatos a autor de Deuteronômio 34, dada a sua posição diante do Senhor (1Sm 2,21; 3.19) e também seu papel como profeta. Os profetas do Antigo Testamento foram inspirados por Deus (1Pe 1.10-12; 2Pe 1.20–21) e muitos escreveram suas profecias (Isaías, Ezequiel, Joel, Miquéias, etc.).

Deuteronômio 26 Ouvir
O sacerdote apanhará a cesta das suas mãos e a colocará em frente do altar do Senhor, do seu Deus. Então vocês declararão perante o Senhor, o seu Deus: "O meu pai era um arameu errante. Ele desceu ao Egito com pouca gente e ali viveu e se tornou uma grande nação, poderosa e numerosa.