O que significa a palavra descriminar é discriminar?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O verbo discriminar também pode ter o sentido de separar, especificar, como a seguir: O parecer final atualizou o Anexo 5 da proposta para discriminar cada projeto de lei em tramitação no Congresso que beneficiará os servidores. Já o verbo descriminar significa deixar de ser crime, inocentar.

Discriminação de preços de um produto significa vendê-lo a diferentes valores para cada tipo de grupo de consumidores numa determinada população em geral, de acordo com os perfis econômicos das regiões abrangidas.

Já o verbo descriminar significa deixar de ser crime, inocentar. Com esse sentido, também se pode usar a forma descriminalizar (des + criminalizar), mais comum no meio jurídico. O senador perguntou, ainda, se Thomaz Bastos era favorável ou não à descriminação das drogas.

Discriminar significa distinguir, separar, diferenciar, especificar. Isso pode ser feito com ou sem preconceito. Quando há preconceito, o sentido é de segregação. Há, entretanto, um sentido que não carrega tom negativo.

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.

Humilhar, falar mal, desqualificar, tratar de forma diferente uma pessoa ou um grupo de pessoas são formas de discriminação.

“A discriminação acontece quando umas pessoas são tratadas de forma menos boa do que as outras numa situação igual apenas por pertencer, ou se achar que pertencem, a um determinado grupo ou categoria de pessoas.

Portanto, descriminar é o mesmo que “absolver de um crime”, “inocentar”. A esse verbo, corresponde o substantivo descriminação, e não descriminalização. Exemplo: Alguns deputados lutam para descriminar o aborto. Discriminar significa “distinguir”, “discernir”, “separar”.

Tratar de modo desigual ou injusto, com base em preconceitos de alguma ordem, nomeadamente sexual, religiosa, étnica, etc.

A discriminação ocorre quando alguém adota uma atitude preconceituosa (baseada em ideias preconcebidas) em relação a alguém, seja por questões raciais, de gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação econômica ou qualquer outro aspecto social.

adjetivo Discriminativo; em que há ou estabelece algum tipo de discriminação; em que há segregação ou tratamento injusto e desigual: texto discriminatório contra os indígenas.

sua opinião é desprezada e alvo de deboche em reuniões; há muita conversa paralela criticando algum funcionário específico e, até mesmo, o surgimento de fofocas; quando há trabalho em grupo, surgem diversos conflitos em torno de uma mesma pessoa; o colaborador é constantemente excluído das conversas do time.

1 desordenado, confuso, desorganizado, indistinto, incontrolado. 2 integrado, indiscriminado.

O contrário de discriminar é: 1 integrar, indiscriminar.

Contado; relatado, narrado, exposto detalhadamente: texto descrito. Narrado; representado em situações próprias: ocorrência descrita. Desenhado; demostrado por gráficos: a teoria descrita no congresso.

Enquanto o preconceito está na ordem do pensamento, a discriminação está na ordem da ação. Portanto, a discriminação remete a um comportamento que expressa o preconceito.

O conceito de discriminação positiva permite discutir as políticas públicas que, baseadas em uma igualdade formal ante a lei, têm contribuído para fortalecer as desigualdades reais entre grupos sociais. Na atualidade, é retomado nas conceitualizações das teorias da justiça em regimes democráticos.

Razões pelas quais já sofreu preconceito:

  • Classe social: 30%
  • Local onde mora: 28%
  • Religião: 26%
  • Sexo: 24%
  • Cor ou raça: 22%
  • Orientação sexual: 9%

A discriminação tem origem no preconceito
A pessoa preconceituosa tem opiniões infundadas, estruturadas em ideias pré-concebidas e fruto da ignorância. Já a discriminação social é algo mais concreto, uma atitude de segregação ou tratamento diferenciado, inferiorizando um indivíduo ou grupo de indivíduos.

No que se refere às “causas” do preconceito, podemos classificá-las, didaticamente, em quatro grandes categorias: competição e conflitos econômicos e políticos; o papel do “bode expiatório” (também chamada de “deslocamento de agressividade”); fatores de personalidade; e causas sociais (aprendizagem, conformidade e ...