O que significa a palavra Deepfake?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O deepfake é uma tecnologia usada para criar vídeos falsos, porém bem realistas, com pessoas fazendo coisas que nunca fizeram de verdade ou em situações que nunca presenciaram. O algoritmo utiliza inteligência artificial para manipular imagens de rostos e criar movimentos, simulando expressões e falas.

QUAIS SÃO OS PERIGOS DA DEEPFAKE?

  • Disseminação de pornô por vingança;
  • Desinformação e propagação de fake news;
  • Golpes milionários em empresas e pessoas comuns;
  • Perda de credibilidade e reputação em empresas;
  • Espionagem, entre outros.

Deepfake usa Inteligência Artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões e demais detalhes, em alguns casos com resultados impressionantes e bem convincentes. Essa onda de trocar rostos de pessoas em vídeos não é nova.

O primeiro caso registrado de deepfake foi em 2017, quando um usuário do Reddit sob o pseudônimo "Deepfakes" publicou vários vídeos de caráter pornográficos na Internet. O primeiro a chamar mais atenção foi o vídeo de Daisy Ridley, atriz de vários filmes renomados como Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força.

Deepfake de redes sociais: é a criação de perfis falsos na internet. Esse tipo pode ser utilizado para a prática de phishing, em que os fraudadores se apresentam como instituições confiáveis para enganar as suas vítimas; Deepfake de voz: envolve a criação de áudios falsos por meio de softwares especializados.

O termo deepfake surgiu em 2017, um ano depois da fama das fake news. Porém, o primeiro caso que viralizou foi em 2018, onde um vídeo do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi manipulado para chamar a atenção ao crescente problema relacionado a vídeos de notícias falsas.

Falsidade ideológica: ocorre quando alguém utiliza informações falsas ou se faz passar por outra pessoa, com o objetivo de obter algum tipo de vantagem, enganar terceiros ou cometer crime. A criação de um perfil falso com informações fictícias ou o uso indevido de informações de terceiros podem configurar esse crime.

Entre esses avanços está o desenvolvimento do deepfake, uma técnica de manipulação de mídia baseada em inteligência artificial. O deepfake permite criar vídeos e imagens falsas com um nível de realismo impressionante, levantando questões éticas e sociais importantes.

Exemplo do resultado destas manipulações é a “deepfake”, é a técnica que substitui o rosto de uma pessoa por outra em um vídeo, no pano- rama atual é comum visualizar vídeos falsos, o que geram as “fakenews”, ou notícias falsas, muito veiculadas nas redes sociais e que cabem por ganhar certa credibilidade devido à ...

Deepfake é a técnica que usa aprendizagem de máquina para manipular rostos em vídeos com conteúdos falsos, fazendo mentiras parecerem bastante realistas na internet.

Deepfakes web
Para usar, você só precisa inserir a foto ou vídeo no site e clicar no botão para a criação do deepfake e a ferramenta cuidará do resto. O Deepfakes web ainda possui algumas funcionalidades que permitem que você melhore os resultados gerados pelo sistema de deepfake.

Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas com números diferentes. Este golpe não se trata de clonagem de WhatsApp; a vítima não deixa de ter acesso ao seu aplicativo; os criminosos utilizam um número diferente, com a foto da vítima, para se passar por ela.

Sempre que uma pessoa acessa a Internet, necessariamente utilizará um IP (Internet Protocol) que identifica o computador na rede mundial de computadores. Com o registro do seu acesso é possível identificar o responsável pela criação daquele perfil fake (falso).

verifique se o perfil suspeito está vinculado a outras contas em aplicativos como o WhatsApp ou o Telegram; analise os grupos, páginas curtidas e outras interações nas outras redes sociais, que podem fornecer informações adicionais sobre a pessoa por trás do perfil fake.