O que significa a palavra Damasco na Bíblia?

Perguntado por: lcapelo8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Damasco tem um significado simbólico na Bíblia. Em algumas referências, a cidade é associada à arrogância e à crueldade. Por outro lado, em outras referências, é vista como um lugar onde as pessoas se voltaram para Deus e encontraram a salvação.

Síria

A mais importante e uma das mais antigas cidades da Síria, situada numa fértil planície, quase circular, com 48 km. de diâmetro – é banhada pelo Barada e o Awaj (Abana e Farfar). Dista de Jerusalém para o nordeste 218 km. Foi, por séculos, um centro comercial (Ez 27.18 e 47.16 a 18).

Saulo tinha assistido à morte de Estêvão. Certo dia, ele estava indo para a Cidade de Damasco com alguns amigos, porque queria colocar alguns discípulos de Cristo na prisão. De repente uma luz brilhante, vinda do céu, envolveu-o e ele caiu no chão.

A fruta, também chamada de abricó, é pequena e possui um formato arredondado.

O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920.

Tinha ele 28 anos: “Fui com o objetivo de ali prendê-los (os cristãos) e trazê-los acorrentados a Jerusalém, onde seriam castigados. Ora, estando eu a caminho e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma intensa luz do céu.

Entrou em Damasco e hospedou-se na casa de Judas, onde permaneceu três dias sem ver, sem comer e nem beber, orando e meditando sobre a revelação divina.

Ele sabia ser o responsável pelos incidentes ocorridose não se abateu, comprometendo-se a corrigir as suas atitudes ea vivenciarintensamente os ensinamentos de Jesus, divulgando-os. Portanto, não foram esses crimes que causaram a dor que Saulo sentia.

Introdução. Jesus apareceu a Saulo (que depois viria a ser chamado de Paulo) quando ele viajava para Damasco e, depois disso, Saulo ficou cego. Depois que Ananias o curou, Saulo foi batizado e começou a pregar em Damasco.

Durante esses milhares de anos de história, várias civilizações se estabeleceram por aqui, desde os arameus, passando pelos romanos, bizantinos, árabes – que ocuparam a região no século 07 da Era Cristã -, otomanos, europeus e, por fim, os sírios atuais.

Ananias, o homem que orou por Paulo
O segundo Ananias a ser mencionado é um discípulo que vivia em Damasco (Atos 9:10-19).

O caminho de Damasco é um trajeto que cada um de nós terá de fazer um dia, mais cedo ou mais tarde, nesta ou em outra vida.

Muitos acreditam que essa mudança adotada pelo autor São Lucas no texto dos Atos dos Apóstolos representa a nova missão de Saulo/Paulo perante os gentios, que falavam latim e/ou grego. Era natural que, ao iniciar o seu apostolado entre os gentios, Paulo priorizasse o seu nome romano.

Conversão ao Cristianismo. A caminho de Damasco, Saulo teve a visão de uma luz incandescente e ouviu a voz de Jesus que lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante ficou cego e durante três dias entregou-se às orações.

O damasqueiro é uma árvore de pequeno porte, com altura variando entre 3 e 6 metros, com tronco robusto e casca castanho-escuro; copa arredondada, folhas ovais (cordiformes) e pecíolo avermelhado; flores solitárias brancas ou rosadas.

Ricos em antioxidantes: Ótima fonte de vitamina C e vitamina A, o damasco fornece 20% das necessidades diárias por porção. Saúde do Coração: O beta-caroteno pode prevenir doenças cardiovasculares. Ele ajuda a evitar a oxidação do colesterol LDL e a desintoxicar o sangue.

O damasco, também conhecido como abricó, tem textura acetinada e uma cor característica, na tonalidade de amarelo queimado.

O damasco é bem menor que o pêssego em comparativo, é mais arredondado, além de ser mais fibroso por dentro; O sabor do pêssego é mais neutro, já o damasco apresenta mais acidez. Muito saboroso e docinho, o damasco turco fica ótimo para combinar com castanhas, iogurtes ou preparar uma receita diferente e muito gostosa.

O damasco se desenvolve essencialmente em regiões com clima frio, ou mesmo subtropical ameno. Caso contrário, o calor pode antecipar a frutificação. Quanto ao solo, ele deve ser argiloso e profundo, além de apresentar alta fertilidade e boa drenagem.