O que significa a palavra cruz na Bíblia?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

A cruz representa a nossa história de dor: são as doenças, a morte que nos visita quando menos esperamos de maneiras tão diversas, a perda do emprego, a traição dentro da família, etc. O cristão, porém, carrega a sua cruz de maneira diferente. A sua cruz só tem sentido se, como a de Jesus, for carregada com amor.

O objetivo principal da cruz era causar o máximo de dor possível por um longo período de tempo. Assim, as vítimas eram pregadas pelos pulsos e pés, e abandonadas para morrer lentamente, o que podia levar vários dias.

#4 Vitória sobre a morte
Jesus, ao morrer e ressurgir, nos devolveu a eternidade com Deus e à morada Eterna. Ele venceu o poder da morte para sempre e, assim, tornou a vida eterna uma de suas conquistas na cruz, gratuita a todos aqueles que estendem a mão e reconhecem sua condição.

Vivem no mosteiro dedicados à oração, com exclusividade, mas carregando a cruz de cada dia, a cruz da vida fraterna, da convivência humana, a aceitação da própria natureza, das doenças e enfermidades.

Os cristãos comemoram o sacrifício de Jesus Cristo, acreditando que isso lhes oferece a promessa de perdão e vida eterna. A cruz às vezes também assumiu significados mais sombrios como um símbolo de perseguição, violência e até racismo.

Não há provas científicas que confirmem de qual madeira foi construída a cruz de Jesus, mas os peregrinos acreditam que foi de uma oliveira -- típica da região desde as épocas bíblicas.

Cruz é um sobrenome português de origem espanhola que faz referência à cruz em que Jesus Cristo morreu. Utilizado entre portugueses e espanhois, segundo estudiosos da onomástica, o mesmo remonta à Idade Média, quando as pessoas adicionaram esse elemento ao nome como forma de demonstrar a sua religiosidade.

Mateus 27: A Crucificação de Jesus Cristo.

De acordo com Cilliers, o castigo da crucificação provavelmente "se originou com os assírios e babilônios e foi usada sistematicamente pelos persas no século VI a.C". O professor Pérez aponta que as informações mais antigas disponíveis vêm de algumas decorações de palácios assírios.

A informação mais aceita pelos historiadores e teólogos é que Jesus tenha carregado apenas a parte horizontal da cruz, chamada de “patibulum”, que pesava cerca de 27 quilogramas. O percurso percorrido por Jesus com a cruz (ou patibulum) nas costas, até o Monte Caveira (ou Calvário) tinha mais ou menos 600 metros.

Qual é a mensagem da cruz? A mensagem da cruz é o próprio Evangelho em sua plenitude. Isso significa que a palavra da cruz é a revelação de Deus centrada na obra de Cristo, isto é, na encarnação e crucificação de Cristo. A mensagem da cruz fala unicamente de Cristo.

Basílica de Santa Cruz

Relíquia. Parte da cruz concedida à missão de Helena foi levada para Roma (a outra permaneceu em Jerusalém) e, segundo a tradição, grande parte dos restos mortais está preservada na Basílica de Santa Cruz da capital italiana.

I Coríntios 1,23-24). Temos de amar a Cruz, amar o Cristo pregado nela! É no Cristo crucificado que somos resgatados, salvos e libertos de toda a maldição, impureza e ação diabólica que ronda este mundo em que vivemos. Se existe um lugar onde o demônio foi vencido, foi na cruz de Cristo.

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos.

A cruz de Cristo é a chave que nos abre para a vida nova! Para alguns, é loucura pregarmos Jesus Cristo Crucificado; para outros, é escândalo, mas para nós é o poder, a salvação e a libertação de Deus. Em todas as nossas igrejas, capelas, casas e em tudo aquilo que nós fazemos, a cruz de Cristo deve ser estar presente.

o coelho

Para a cultura cristã, a imagem desse animal está ligada ao papel da igreja de semear a palavra de Deus, ou seja, o coelho está associado a capacidade de captar novos discípulos da fé cristã. É o mais antigo símbolo de Jesus Cristo.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

A cruz como um símbolo cristão (...) entrou em uso pelo menos no segundo século (ver "apost. Const." Iii.

Não vendo crime algum a ser punido, Herodes devolveu-o a Pilatos. E assim foi Cristo a julgamento. O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás. Então, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o aos soldados romanos para que fosse crucificado” (Marcos 15:15).