O que significa a palavra contencioso na Bíblia?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Que incita desconfianças; que não é confiável; em que há dúvidas; duvidoso.

A expressão “atividade não contenciosa” demonstra que a atividade administrativa stricto sensu não se sujeita à apreciação judicial, sendo uma decorrência da posição de superioridade do Estado ante o particular.

Sujeito a litígio ou a disputa (ex.: questão contenciosa). 2. Relativo a contenção ou contenda (ex.: jurisdição contenciosa).

Jurisdição Contenciosa é quando há conflito entre as partes, ou seja, a parte busca no Judiciário (em juízo) a tutela jurisdicional do seu direito que foi violado (através de uma demanda, uma ação).

Na jurisdição contenciosa, a sentença sempre favorece uma das partes em detrimento da outra, já que ela decide um conflito entre ambas. Pede-se ao juiz que dê uma decisão, solucionando um conflito de interesses, que lhe é posto, diretamente, para julgamento.

Eminentemente jurídico, o significado de contencioso faz alusão a tudo o que possa ser objeto de contestação, disputa ou conflito de interesses.

Processo contencioso é a alternativa litigiosa a tudo o que pode ser objeto de contestação, conflito de interesses ou disputas, seja por via judicial ou administrativa.

A Advocacia Contenciosa nos remete à partes antagônicas em conflito, disputa e contestação até a sua solução. Já a Advocacia Consultiva trabalha resolvendo os conflitos e prevenindo riscos com diálogo entre as partes.

O divórcio litigioso ou contencioso, envolve briga. Pode demorar muitos anos. Entretanto, o juiz pode antecipar o divórcio, para que as partes possam ficar sem essa ligação e, a partilha de bens fica em segundo plano. Ela irá ocorrer, mas o divórcio sairá de forma antecipada.

O contencioso é um processo administrativo ou judicial, onde as partes (o sujeito ativo e o sujeito passivo) discordam sobre algum dos elementos da relação jurídico-tributária (base de cálculo, alíquota, contribuinte) ou mesmo sobre a real existência da obrigação.

O contencioso estratégico consiste em uma abordagem proativa e mais planejada para a gestão de litígios e disputas jurídicas. Em vez de apenas responder a processos judiciais, as empresas passam a antecipar possíveis conflitos e implementar medidas preventivas para minimizar riscos e proteger seus interesses.

Um dos caminhos para trabalhar nessa área é fazer a pós-graduação na área de Direito Cível. Ao final do curso o profissional recebe um certificado de especialista e com isso, poderá alcançar cargos melhores e receber uma remuneração maior.

O contencioso civil — de modo geral — inclui todas as disputas que são formalmente submetidas a um tribunal referente a assuntos em que uma parte declaradamente cometeu um erro, mas não um crime.

Estamos falando da atuação Consultiva e Contenciosa. A primeira, também chamada de Preventiva, tem a finalidade de antever possíveis problemas jurídicos; já a segunda, por outro lado, busca resolvê-los.

1o A jurisdição civil, contenciosa e voluntária, é exercida pelos juízes, em todo o território nacional, conforme as disposições que este Código estabelece”.

De acordo com Maximilianus Führer, a Jurisdição contenciosa "é a Jurisdição própria ou verdadeira" (FÜHRER, 1995, p. 45) . Nessa atividade, o juiz compõe os litígios entre as partes. Tem como características a ação, a lide, o processo e o contraditório ou sua possibilidade.

O processo de conhecimento é a fase em que ocorre toda a produção de provas, a oitiva das partes e testemunhas, dando conhecimento dos fatos ao juiz responsável, a fim de que este possa aplicar corretamente o direito ao caso concreto, com o proferimento da sentença.

Jurisdição Contenciosa: Procedimentos em que efetivamente há um conflito de interesses a ser resolvido pelo Poder Judiciário; e.
...
Ações de Procedimento Especial:

  • Ação de consignação em pagamento;
  • Ação de exigir contas;
  • Ações possessórias;
  • Inventário e partilha;
  • Embargo de terceiros;
  • Ações de família;
  • Ação monitória.