O que significa a palavra Clavulanato de potássio?

Perguntado por: nguterres6 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A amoxicilina + clavulanato de potássio (ou ácido clavulânico) é um antibiótico pertencente à família das penicilinas. É bastante utilizado para o tratamento de infecções bacterianas das vias respiratórias superiores e inferiores, do trato geniturinário ou para infecções de pele.

O ácido clavulânico, obtido no processo, é um antibiótico que possui uma fraca atividade antibiótica, porém é um potente inibidor de enzimas produzidas por bactérias patogênicas tornando-as resistentes ao tratamento convencional.

Amoxicilina + clavulanato de potássio é indicado para o tratamento de infecções bacterianas, desde infecções no trato respiratório superior (amigdalite, sinusite, otite média) e infecções no trato respiratório inferior (bronquite aguda e crônica, pneumonia lobar e broncopneumonia), até infecções do trato geniturinário ...

Amoxicilina com clavulanato foi superior à amoxicilina (apenas um estudo) Não houve diferenças, comparando-se a eficácia no interior dos pares a seguir: penicilina injetável e amoxicilina oral, azitromicina e eritromicina, cefpodoxima e amoxicilina ou azitromicina e amoxicilina com ácido clavulânico.

Amoxicilina + clavulanato de potássio é indicado para o tratamento de infecções bacterianas comuns, desde infecções das vias respiratórias superiores (sinusite, otite média, amigdalite) e infecções das vias respiratórias inferiores (bronquite crônica e broncopneumonia), até infecções urinárias (cistite), de pele e nos ...

O clavulanato existente em amoxicilina + clavulanato de potássio antecipa esse mecanismo de defesa bloqueando as enzimas betalactamases e, dessa forma, neutralizando os organismos sensíveis ao rápido efeito bactericida da amoxicilina em concentrações prontamente atingidas no corpo.

A amoxicilina + clavulanato de potássio é um antibiótico que age eliminando as bactérias que causam infecções. O medicamento contém duas diferentes substâncias ativas denominadas amoxicilina e ácido clavulânico.

- A resposta ao tratamento com antibióticos normalmente é vista em uma semana; mas com o exame da PCR podemos saber isto em até 72h.

Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Desconforto abdominal;
  • Aumento moderado de enzimas do fígado (como AST e ALT);
  • Erupções na pele, coceira e vermelhidão.

Duzimicin 500mg, caixa com 12 cápsulas gelatinosas duras.

Geralmente, a amoxicilina já começa a agir dentro de 1 a 2 horas após a sua ingestão. No entanto, o tempo necessário para que os sintomas da infecção melhorem costuma ser de 24 a 48 horas, dependendo da gravidade da infecção e da resposta individual do paciente ao medicamento.

Quais as contraindicações do Amoxicilina + Clavulanato de Potássio? Amoxicilina + Clavulanato de Potássio é contraindicado para pacientes com história de reações alérgicas, hipersensibilidade a penicilinas e disfunção hepática/icterícia associadas a este medicamento ou a outras penicilinas.

Para minimizar a potencial intolerância gastrointestinal, o produto deve ser administrado no início de uma refeição. A absorção de Amoxicilina + Clavulanato de Potássio é otimizada quando tomado no início de uma refeição. O tratamento não deve ser estendido por mais de 14 dias sem revisão.

A amoxicilina é usada para tratar uma variedade de condições bacterianas. Entre as bactérias que esse remédio combate estão E. coli, salmonela, espécies de estreptococos, Listeria monocytogenes e espécies de Clostridial.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Variações de temperatura (armazenar em geladeira e depois retirar e manter fora) podem provocar perda da eficácia terapêutica devido à perda da estabilidade do medicamento.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Contra-indicações e Precauções: Amoxicilina + clavulanato de potássio é contra-indicado a pacientes com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

R$ 129,91Ativar Desconto Lab.