O que significa a palavra cívica?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

1. De cidadão ou dos cidadãos (ex.: direitos cívicos; votar é um dever cívico). 2. Que respeita o interesse público, os valores de uma sociedade, as suas instituições e as responsabilidades e os deveres do cidadão (ex.: comportamento cívico).

Um comportamento cívico é, frequentemente, encarado como o respeito por um conjunto de regras de convivência que estão definidas na lei, em posturas municipais etc.

A virtude cívica, neste contexto, pode ser vista como o elemento a demover o cidadão da apatia política e relacionada às associações.

A idéia de consciência cívica se refere à percepção de que existe uma ordem pública, de que a ordem social é um espaço de problemas e propósitos compartilhados, e na problematização desse reconhecimento como central na discussão política.

O Orgulho Cívico é o envolvimento ativo em vários tipos de atividades sociais e cívicas, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar de uma comunidade e dos seus membros.

Centro cívico é o conceito idealizado como sendo uma região políticoadministrativa e/ou uma área destinada ao encontro de vários orgãos e entidades administrativas/culturais de uma região, cidade ou estado.

anticívico

Principais antônimos de cívico: 1 anticívico.

gostaria de saber, por favor. A educação moral e cívica compreende a um conjunto de costumes e valores que regem as relações morais e cívicas. A ética e moral tratam-se de um conjunto de regras e conjuntos que determinam as condutas humanas.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Ministério da Defesa, que busca uma gestão compartilhada entre educadores e militares em escolas públicas de ensino regular que possuem as etapas de Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio.

O objetivo era moldar o comportamento e convencer a população acerca das benesses do regime militar. Tem- se que os conteúdos transmitidos aos alunos pelos livros didáticos, são utilizados de acordo com o contexto político, econômico e social de uma determinada época, exatamente como ocorre durante a ditadura militar.

Virtudes cívicas, que levam o cidadão a ter amor à Pátria, a respeitar as leis e as autoridades constituídas, a trabalhar pelo bem comum, a conhecer melhor nossa terra e nossa gente, a ter espírito democrático, etc.

O que são as virtudes humanas? No Catecismo da Igreja Católica encontramos a seguinte definição: “As virtudes humanas são atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade que regulam nossos atos, ordenando nossas paixões e guiando-nos segundo a razão e a fé.

A virtude conduz os indivíduos a agir corretamente, em benefício próprio e das pessoas afetadas pelas suas ações. A boa ação é a ação virtuosa, que contém em si a virtude, está relacionada com o domínio dos impulsos e desejos egoístas em prol do respeito à vida em sociedade (vida coletiva).

Consciência moral
É a certeza interior instantânea que algumas atitudes são certas ou erradas. A consciência moral também pode resultar no sentimento de culpa ou em alegria, dependendo do valor moral das ações em questão.

Ela afirma: “Consciência moral é o sentir no interior do qual a hierarquia de nossos impulsos nos vem à consciência”. (Nachlass/FP 1883, 15 [51], KSA 10.493). A definição se assenta sobre a ideia de que alguma coisa “vem à consciência [Bewusstsein]“ no interior de um “sentir”.

A liberdade e a consciência moral estão intimamente relacionadas, porque só tem sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se essa ação foi praticada em liberdade. Quando não se tem escolha(liberdade), se é coagido a praticar uma ação, é impossível decidir entre bem e mal (consciência moral).

Orgulho é um sentimento gerado pelo reconhecimento do valor de uma pessoa ou de algo, em geral, relativa a si próprio ou a alguma conquista pessoal.