O que significa a palavra celebrar com júbilo?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

substantivo masculino Alegria excessiva; grande sensação de felicidade: a igreja está em júbilo. Em que há grande satisfação ou contentamento; jubilação: estado de júbilo. Etimologia (origem da palavra júbilo). Do latim jubilum.

Celebrar é comemorar algo importante, algo célebre. É se alegrar em Deus pela sua fidelidade. Na Bíblia, celebração está ligada ao louvor e adoração a Deus. Ele é excelso, todo-poderoso e altíssimo!

Salmos 100:1-5 ARC
Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os moradores da terra. Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a ele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto.

Tudo na criação é uma forma de Deus nos dizer o quanto nos ama e somos importantes para Ele. Sendo assim, todas as vezes que você pensar em reclamar, murmurar, em dizer que Deus não o ama e que nada dá certo, observe a criação.

O salmista então enfatiza a bondade e a fidelidade de Deus, convidando as pessoas a darem graças a Ele e bendizerem Seu nome. O salmo conclui reafirmando o amor eterno e a fidelidade de Deus, afirmando que Sua benignidade dura para sempre e que Sua fidelidade continua de geração em geração.

Jubileu como celebração de aniversário
Pode ser de casamento, do exercício de uma função (jubileu de reinado, jubileu sacerdotal, jubileu de magistério), de uma instituição, de um estabelecimento comercial ou industrial. Mas a expressão também é usada para outros períodos de tempo, marcando um aniversário solene.

A palavra jubileu vem do hebraico, yovel. Refere-se ao carneiro, cujo chifre foi usado para anunciar o ano festivo.

“Como é costume - continua o Pontífice -, a Bula de Promulgação, que será emanada no devido tempo, conterá as indicações necessárias para celebrar o Jubileu de 2025. Neste tempo de preparação, desde já me alegra pensar que se poderá dedicar o ano anterior ao evento jubilar, o 2024, a uma grande «sinfonia» de oração.”

Comemorar exprime a ideia de «lembrar», mas celebrar é seu sinónimo, se bem que de sentido mais próximo de festejar. O facto é que comemorar e celebrar querem dizer ambos «solenizar», com ou sem festa.

Desde os mais primitivos, os seres humanos sempre celebraram fatos e datas e sempre comemoraram intensamente suas conquistas e vitórias. Assim, do ponto de vista antropológico, celebrar e comemorar é fundamental para a vida em sociedade pois cria o engajamento das pessoas e eleva a autoestima do grupo.

A comemoração é uma forma de valorização! Nós precisamos aprender a valorizar nossas próprias conquistas diárias de forma habitual. Precisamos tornar comum a ação de celebrar o que fazemos, mesmo que esteja abaixo do que esperávamos ou que não fique tão bem quanto o que nos era imposto.

Os cânticos relatados no hinário de Israel tratam de diversos motivos para adorar a Deus. Um tema frequente é o foco do Salmo 103: a misericórdia do Deus que perdoa os pecados dos homens. Davi descreve as obras de Deus com vários termos que refletem sua compaixão para com os pecadores.

No Salmos 31, o Salmista Davi suplica a Deus por livramento. Muitos acreditam que este salmo foi escrito em algum dos momentos em que Davi fugia de Saul. De qualquer forma, vemos aqui o apelo de quem depende da ajuda de Deus para continuar vivo. O Salmista espera que sua oração seja ouvida porque ele confia em Deus.

Como servir a Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

Mesmo sem detalhes que identificam o autor ou o momento exato da composição do Salmo 100, é fácil imaginar esse hino sendo cantado com ânimo e alegria no início de uma reunião em Jerusalém, convocando os participantes a adorarem ao Senhor.

Que ou a pessoa que canta ou compõe salmos. Origem etimológica:latim psalmista, -ae.

Foi o primeiro verso do Salmo que Jesus citou para mostrar para as autoridades religiosas do seu dia que ainda não entendiam as profecias sobre o Messias. Davi, na sua mensagem profética, chamou o Cristo de “meu senhor”, pois a posição de Jesus seria muito superior à do rei que escreveu esse hino.

Como uma coleção de hinos, súplicas e louvores poéticos da antiga Israel, o livro de Salmos pode tocar os alunos ao pensarem em maneiras de adorar o Senhor, pedir Sua libertação e agradecer por Sua ajuda. Estudar os princípios do livro de Salmos pode trazer paz aos alunos e inspirá-los a louvar a Deus e confiar Nele.

A metade dos salmos foi escrita por Davi. Os títulos o identificam como autor de 73 salmos. Atos 4:25 e Hebreus 4:7 atribuem mais dois ao segundo rei de Israel. Salomão, o filho de Davi, acrescentou mais dois (72 e 127), e Moisés escreveu um (90).

Deus não nos deu apenas a Palavra, mas quando a cantamos é como se Deus estivesse cantando em nós. Quando cantamos os Salmos, estamos louvando a Deus usando os louvores do próprio Deus.