O que significa a palavra católico na Bíblia?

Perguntado por: amendes6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A palavra católico significa universal. Mas, nos dia de hoje, responder ao que é ser católico, além de amar a Deus, ser cristão e seguidor de Jesus Cristo, exige mais do que uma simples explicação.

Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, católico vem «do grego katholikós, "geral, universal" (…); pelo latim catholicu-, "universal" (…)». Catolicismo deriva, naturalmente, de católico.

O que é a Igreja Católica Apostólica Romana:
A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos. Jeová, por sua vez, é mais usado pelos seguidores da doutrina evangélica ou pela Testemunha de Jeová.

O Catolicismo é uma vertente do Cristianismo, que acredita que Jesus é o Salvador do mundo. Os católicos pregam a salvação dos pecados a partir da crença em Jesus, encarnação de Deus feito homem.

É um livro bem fundamentado. Possui várias passagens bíblicas, todas acompanhadas com ótimas explicações que esclarecem bastante o entendimento de leigos e estudiosos em geral.

anticatólico

O contrário de católico é: 1. anticatólico. 2.

Do Evangelho; conforme manda o Evangelho; que segue a lei de Cristo. 2. Protestante (em oposição a católico romano). Denominação de uma das igrejas protestantes, as quais, unidas pela fé, divergem quanto ao rito.

Etimologicamente, a palavra “papa” se originou diretamente a partir do latim pappa, que pode ser traduzido como uma forma carinhosa de “papai” ou “pai”. Neste caso, o "pai" é uma referência a posição que o papa desempenha perante a imagem da "família católica".

Por que a muito tempo, ela era vista como forma de, julgar as pessoas, se não seguisse seus padrões, você poderia ser punido, e tinham muito preconceito também, mas claro que não é todas as igrejas.

A diferença mais marcante entre as duas igrejas diz respeito à liderança. Na Igreja Católica Apostólica Romana, a liderança é do Bispo de Roma, ou seja, o Papa, que é autoridade máxima. Para os ortodoxos, todos os bispos são iguais, eles não acreditam na supremacia de um dos bispos.

Apóstolo Pedro

De acordo com a tradição cristã, Jesus entregou o futuro da Igreja Cristã nas mãos do Apóstolo Pedro e este teria sido o primeiro papa.

católico-apostólico-romano (adjetivo) -

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Jeová aparece também na Bíblia da Igreja Católica, mas aparece em forma de tetragrama, uma palavra que era escrita sem vogais, YHWH, e foi traduzido para Jeová.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

Os princípios apresentados são: doutrina bíblica, comunhão, partir do pão e oração. Igrejas estagnadas ou em declínio geralmente deixaram de ter estes princípios como centrais em suas práticas. Este artigo demonstra que a prática destes princípios permeia toda historia bíblica e tem sido a marca das reuniões cristãs.

Fidelidade: à doutrina cristã e às diretrizes da Igreja Católica. Dignidade: promoção da dignidade humana, do bem comum e compromisso com a inclusão social. Solidariedade: formação solidária, interdisciplinar e humanística, orientada por uma perspectiva ética, cristã e católica, respeitada a liberdade de crença.