O que significa a palavra cativeiro na Bíblia?

Perguntado por: imata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

A Bíblia descreve outras nações, além de Israel, sendo submetidas a cativeiros. Basicamente o cativeiro consistia na prática de uma nação vitoriosa selecionar entre os habitantes da nação derrotada prisioneiros para servirem como escravos, ou, no caso das mulheres, como esposas e concubinas.

O termo “cativeiro” se refere ao ato de manter esses animais em um espaço confinado ou restrito, sob ou sem a supervisão de pessoas.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. E virá, e ferirá a terra do Egito; entregando para a morte, quem é para a morte; e quem é para o cativeiro, para o cativeiro; e quem é para a espada, para a espada.

Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.

Jeremias 25–26: A Rejeição ao Profeta Conduz ao Cativeiro.

Cativeiro vem do Latim CAPTIVARE, “escravizar, dominar”, por extensão “seduzir”, relacionado a CAPTARE, “pegar, agarrar, tomar”.

1 prisão, reclusão, clausura.

Jesus nos liberta dos espíritos que nos mantêm cativos (Lc 13,10-17)

A história de Natascha chocou o mundo, transformou-a numa celebridade nacional e internacional e resultou numa autobiografia, 3096 Dias (3096 Tage), em documentários, num filme baseado em seu livro e num posterior talk show na televisão.

Cuide com carinho da imagem que tem de si mesmo; busque aprimorar-se continuamente, um dia depois do outro; e encontre coragem para se livrar dos traumas, dos cercados, dos pensamentos preconcebidos e limitantes.

A primeira grande deportação ocorreu no ano de 598 a.C. Nessa fase houve o saque do templo de Jerusalém, mas não sua destruição.

cativeiro babilônico

Saiba mais sobre nós. Ezequias revela sua riqueza a Babilônia — Isaías profetiza o cativeiro babilônico.

Ciro I

O chamado Cativeiro da Babilônia durou quase meio século e só chegou ao fim quando o rei persa Ciro I libertou os judeus. A partir daí, realizaram uma nova peregrinação com direção à cidade de Jerusalém.

Não importa o que acontecesse, Daniel era um mensageiro fiel de Deus para seus poderosos captores. "Nenhum Homem Sábio, Feiticeiro, mágico ou adivinho pode explicar ao rei o mistério que ele perguntou, mas há um Deus no céu que revela mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos próximos dias."

Reflete-se sobre o cativeiro do povo judeu na Babilônia, que teria durado cerca de setenta anos, segundo a Bíblia, tendo por recorte temático a escravidão, dotada de significado diverso na Antiguidade.

Contudo, este resolveu fazer um jogo duplo e aliou-se a Tiro e aos egípcios numa liga entre potências. Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).