O que significa a palavra cativar No texto Pequeno Príncipe?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Significa "criar laços".

- Que quer dizer cativar? - É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. - Significa "criar laços". Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Sem liberdade; preso, encarcerado. Seduzido por algo ou por alguém; atraído. Que está sujeito a; obrigado.

Que cativa, atrai, seduz (sorriso cativante); ATRAENTE; ENCANTADOR [ Antôn.: antipático, desagradável, repulsivo. ]

O cativar é algo importante e que devemos realizar, porque se continuarmos do modo de vida como estamos, a sociedade irá perecer. Hoje em dias não temos relações sadias, preferimos estar no mundo virtual, passar horas e horas nas redes sociais do que, desejar conversar pessoalmente com a pessoa.

A etimologia, ou seja, a palavra cativar vem do latim captivare que significa “tornar alguém servo, aprisionar, colocar alguém em cativeiro”.

É cultivar amor no outro e entrar em contato com o amor que existe dentro de nós. Mesmo que seja dirigido para outrem, o amor passa primeiro por nós, portante é nosso. O outro pode se deixar cativar ou não, nos amar ou não, mas o que o de fato ninguém pode nos roubar é o inenarrável prazer de amar.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Esta frase do livro O Pequeno Príncipe lhe parece familiar? Sim, ela é uma das mais famosas e saiu diretamente das páginas ilustradas desse clássico escrito por Saint-Exupéry em 1943.

5) Para cativar um amigo, é preciso ser paciente, estar com ele com certa frequência e passar a fazer parte de sua vida aos poucos, inicialmente sem nada dizer.

Resposta verificada por especialistas
A raposa diz isto porque o trigo dourado lhe fará lembrar dos cabelos loiros do pequeno príncipe, pois este passará a ter um sentido afetivo para ela. Portanto, a raposa compara o dourado dos cabelos do príncipe ao dourado da cor do trigo.

nome feminino
[ Botânica ] Planta da família das orquidáceas. Origem etimológica:latim científico Cattleya.

Aquele que cativa, atraente, sedutor, carismático. Aquele olhar cativante embriaga-me de amor.

1 atraente, fascinante, cativador, apaixonante, encantador, sedutor, convidativo, atrativo, envolvente, absorvente, interessante, simpático, carismático, magnético, insinuante, provocante, tentador, estimulante, arrebatador.

Confira abaixo as características presentes na maioria das respostas e mude alguns hábitos para ser bem-sucedido:

  1. Seja interessado. Para ser interessante, seja interessado. ...
  2. Faça coisas novas. ...
  3. Tenha uma paixão. ...
  4. Fuja das conversas que são clichês. ...
  5. Ajude os outros. ...
  6. Saiba contar histórias. ...
  7. Seja você mesmo.

Criar laços. Impressionar uma pessoa (ou várias) com seu caráter ou jeito de ser, agir ou falar.

A relação entre cativar e ter necessidade do outro se dá na geração de motivação das pessoas de forma a garantir a interação entre as pessoas. Tem-se que a interação mútua entre as pessoas geram parcerias que por sua vez geram vínculos sociais, fazendo que as pessoas tendam a compartilhar ideias e conhecimentos.

As pessoas que desenvolvem essa capacidade têm mais facilidade de alcançar os seus objetivos. Isso significa atingir mais facilmente os resultados que desejam. Essas pessoas, além de captarem a atenção de todos que estão por perto, se relacionam com mais facilidade e essa influência afeta positivamente a vida de todos.

A raposa quis ensinar ao pequeno príncipe a importância de conhecer e acolher de verdade as pessoas, fazendo com que tenham significado em nossa vida.

1 encantar, seduzir, atrair, enfeitiçar, fascinar, agradar, fisgar, envolver, empolgar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Conquistar a estima ou simpatia: 2 conquistar, despertar, captar, ganhar, granjear, aliciar, provocar.

A oração sublinha que devemos deixar de fora as superficialidades e explorar o que realmente importa: aquilo que vai no interior. O que a raposa personifica é uma importante lição para o pequeno príncipe e para todos nós: a verdadeira beleza está do lado de dentro, por isso não é possível acessa-la com os olhos.