O que significa a palavra Caná na Bíblia?

Perguntado por: avilela2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

As palavras hebraicas traduzidas por cana são termos genéricos, que se aplicam a uma certa variedade de vegetais, como canas, juncos, tábuas, etc. o cesto onde Moisés foi posto (Êx 2.3) teria sido feito de juncos ou outras plantas que crescem na água (Jn 2.5).

Em algumas referências bíblicas o Côvado possui outras medidas, como em Ezequiel 43:13, onde o Côvado equivale a 51,8 cm, pois se soma um Côvado mais Quatro Dedos. Em consequência, a Cana em Ezequiel 41:8 equivale a 3,11 m, pois é igual a 6 Côvados de Ezequiel.

Isaías 42:3 NAA
Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega; com fidelidade, promulgará o direito.

Elcana foi um levita que morava no território da tribo de Efraim. Ele era casado com Ana e Penina. A história de Elcana ficou conhecida na Bíblia por ele ter se tornado o pai do profeta Samuel. Provavelmente o nome Elcana significa “Deus tem tomado posse” ou “Deus tem criado”.

Antiga região entre o mar Mediterrâneo e o mar Morto, designada na Bíblia como a Terra Prometida dos judeus.

– Ora, você está lidando com canos; essa palavra veio do Latim canna, “junco, cana”, do Grego kanna, “junco, paliçada de canas”.

1 caule, talo.

Como surgiu a cana
A planta surgiu na ilha de Nova Guiné, no meio do oceano pacífico e se espalhou para o mundo gradualmente, junto com a migração humana. No Brasil a cana-de-açúcar só chegou em 1520, logo após os portugueses.

A aldeia árabe de Kafr Kanna, na Baixa Galileia, é identificada na tradição cristã como Caná da Galileia. Segundo a tradição, este é o local onde Jesus realizou o milagre do vinho, quando Ele assistiu ao casamento de um casal pobre, e transformou água em vinho.

Significado de Meia-cana
substantivo feminino Moldura em forma de semicírculo. Estria; canelura. Peça das antigas armaduras que cobria a parte anterior da perna descendo até o joelho. Lima que tem uma face côncava e outra convexa.

A cor deve oscilar entre bege-claro e marrom-escuro, mas também podem ser esverdeadas. À exceção de canas que dão caldos muito escuros, se a rapadura for pura e quase preta, é sinal que carrega impurezas da cana (incorporadas durante a fervura) ou que ficou tempo demais no fogo (nesse caso, terá gosto de queimado).

João III escolheu o plantio da cana de açúcar pois era um produto muito valorizado nas exportações, além disso, o solo brasileiro era apropriado para o plantio, visto que grande parte do território do Brasil é costeiro.

Quando uma “cana quebrada”, vem até a presença de Jesus – a pessoa que tem problemas em seu viver, passa por provações, sendo enganado pelo pecado – então, acima de tudo, ele quer curar sua alma.

A cultura da cana-de-açúcar foi escolhida pelos colonizadores devido ao alto valor comercial que o açúcar tinha no mercado internacional. Sendo assim, a produção de açúcar feita por aqui era quase toda exportada para a Europa, sendo privilégio das classes mais altas do continente.

No relato bíblico, Jesus e seus discípulos são convidados para um casamento e, quando o vinho acaba, Jesus transforma água em vinho milagrosamente. A localização exata de Caná tem sido tema de debate entre acadêmicos e arqueólogos bíblicos, com diversas vilas na região da Galileia aparecendo como candidatas.

A nova purificação não se fará com água que limpa o exterior, mas com vinho saboroso que transforma o interior do ser humano. O vinho-amor como dom do Espírito, é o que purifica, o único que pode salvar definitivamente.

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa.

Cerca de 10 km de Nazaré, na Terra Santa está Caná, também chamada de Kafr Kanna, que em árabe significa Vila de Caná. Esta localidade é citada na bíblia como o lugar do primeiro milagre de Jesus, que a pedido da sua mãe, transformou a água em vinho nas bodas de um casamento.

Eles são os ancestrais da população atual do Líbano. Mais de 90% da ascendência genética dos libaneses atuais vem dos cananeus fenícios.