O que significa a palavra caluniando?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ofender com calúnias, difamar por meio de acusações conscientemente falsas.

1. Fazer criar má fama a. 2. Desacreditar (publicamente).

Significado de Calúnia
substantivo feminino Afirmação desprovida de verdade que ofende a honra, a reputação de alguém; difamação, injúria. [Jurídico] Acusação falsa contra alguém, definido como um ato de má-fé, configura-se um tipo de crime.

Ou seja, a calúnia existe quando o agente do crime imputa à vítima um fato falso que é definido como crime por lei. Sabe-se pelo agente que é falso o fato considerado como crime.

Desse jeito, a calunia diz respeito a honra objetiva da pessoa, ou seja, aquilo que outras pessoas pensam a seu respeito. Logo, calunia é acusar alguém de algo criminoso, ferindo sua reputação perante a sociedade.

Atualmente, o Código Penal prevê pena de detenção de seis meses a dois anos e multa, para o crime de calúnia, ou seja, “caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime”. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, “a propala ou divulga”.

Diante do que foi esclarecido acima, é importante destacar que as principais diferenças entre os três institutos são: Caluniar - atribuir falsamente um crime. Difamar - atribuir fato que seja negativo mas que não seja crime.

Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

Já no caso de ofensas proferidas pela internet, o mesmo Tribunal varia suas decisões condenando os ofensores ao pagamento de indenização por danos morais entre R$ 7 mil e R$ 20 mil reais, quando as ofensas ocorrem entre anônimos.

Em geral, a primeira coisa a se fazer quando for ofendida é ir a uma delegacia e prestar um Boletim de Ocorrência - B.O., que é um documento feito lá na própria delegacia, onde irá constar seus dados, o local do fato, o suposto infrator e o crime alegado, bem como irá se proceder uma investigação do fato criminoso.

Difamação é quando alguém cria uma má fama para outra pessoa, prejudicando assim a reputação desta. No Código Penal Brasileiro, a difamação é crime definido pelo ato de desonrar alguém divulgando informações a respeito da outra, gerando descrédito de sua imagem pública.

Para isso, profissionais do direito explicam que o primeiro passo é juntar todas as provas possíveis, como mensagens de celular, gravações e também testemunhas. Em seguida, é indicado que a vítima da calúnia procure uma delegacia e registre um Boletim de Ocorrência (BO).

É atribuição ou a divulgação de um falso crime a uma pessoa que o ofensor sabe que não o cometeu. 2. Como deve ocorrer a descrição dos fatos para que ele seja considerado calúnia? A descrição deve ser uma “narrativa” com “início, meio e fim”, não podendo ser uma história vaga.

O contrário de calúnia é: 1 constatação, defesa, elogio, panegírico, laudatório.

De acordo com a lei, calúnia é a conduta de imputar a alguém, falsamente, o cometimento de um crime. Nesses casos, a vítima pode ser pessoa humana ou pessoa jurídica.

Para que você saiba como evitar a difamação e calúnia basta ter cuidado com o que diz. Não desrespeite ninguém, não faça comentários ofensivos, xingamentos e descriminações sobre alguém, seja nas redes sociais, por telefone e/ou pessoalmente, sozinhos, em público ou na presença de terceiros.

COMO COMPROVAR QUE FUI VÍTIMA DE CALÚNIA, DIFAMAÇÃO E INJÚRIA? É totalmente possível comprovar através de mensagens de celular, gravações (ligação ou de vídeo), postagens em redes sociais e testemunhas.

É necessário que a vítima realize a queixa-crime, seja diretamente ao Ministério Público ou à polícia, por meio de um Boletim de Ocorrência. “As partes do processo serão ouvidas e as provas apresentadas, normalmente por testemunhas.

(Neste caso, a vítima deverá procurar pessoalmente a Delegacia de Polícia mais próxima ou ligar no telefone 197, opção 0, para maiores informações).